Club 3D lança primeiro cabo USB-C 2.1 com suporte a recarga de 240 W

Listen to this article

A fabricante holandesa Club 3D acaba de lançar o primeiro cabo USB-C do mundo a comportar tecnologia Power Delivery de recarga com potência de 240 W. Disponível em três versões, o acessório embarca a revisão 2.1 de especificações para cabos que inclui o recurso necessário para atingir tal potência, e pode abrir caminhos para que notebooks gamer e outros dispositivos de alto desempenho possam ser recarregados diretamente pelas portas USB-C.

Club 3D lança primeiro cabo USB-C com recarga de 240 W

Os três novos cabos da Club 3D entregam até 240 W (48 V/5 A) de transmissão de energia utilizando o protocolo Power Delivery (PD), compatível com uma ampla gama de dispositivos. Para isso, os acessórios tiram proveito do Extended Power Range (EPR), integrado à revisão 2.1 de cabos USB-C — esses são os primeiros cabos a seguir as novas especificações, que aumentam em mais de duas vezes a potência fornecida pelas revisões anteriores, limitadas a 100 W.

As novidades da Club 3D são identificadas pelos números de modelo CAC-1576, CAC-1575 e CAC-1573 e, além do PD de 240 W, atendem a diferentes propostas. Mais encorpado dos três, com 1 metro de extensão, o CAC-1576 opera no protocolo USB 4 Gen 3×2, entregando taxa de transferência de 40 Gbps, mesma do Thunderbolt 4 da Intel. Junto a envio de arquivos com altas velocidades, isso permite a conexão de monitores 8K a 60 Hz ou 4K a 120 Hz.

Com 2 metros, o CAC-1575 é a variante intermediária, operando em USB 4 Gen 2×2, com taxas de transferência de 20 Gbps, o que o limita a fornecer vídeo para monitores até 4K a 60 Hz, junto ao envio de arquivos. O CAC-1573, também de 2 metros, é o mais modesto entre as novidades, trabalhando com USB 2.0 — isso o limita a taxas de transferência de apenas 480 Mbps, sem suporte a vídeo.

Apesar da estreia dos cabos, ainda não há carregadores nem mesmo dispositivos compatíveis com a nova revisão, impossibilitando que a capacidade de 240 W seja atingida. Ainda assim, os cabos podem ser utilizados normalmente por serem retrocompatíveis com revisões anteriores, e são um marco importante para que a maior potência de recarga comece a se popularizar.

origem: Club 3D lança primeiro cabo USB-C 2.1 com suporte a recarga de 240 W – Canaltech

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.