Sem manobrista: primeiro sistema de estacionamento autônomo recebe o sinal verde para funcionar

Listen to this article

Em 2019, a Mercedes-Benz e a Bosch se uniram com um objetivo em comum: criar a primeira experiência de estacionamento totalmente autônomo. No entanto, para começar a testar o recurso no “mundo real”, as empresas precisavam de uma autorização especial emitida pelo governo alemão.

Avançando no tempo, a montadora anunciou nesta quarta-feira (30) que conseguiu a aprovação das autoridades para introduzir a novidade na garagem P6 do Aeroporto de Stuttgart, na Alemanha. É o primeiro sistema de nível quatro, ou seja, de direção totalmente autônoma, a ser aprovado para uso comercial no mundo.

Vale recordar que esses sistemas são divididos em níveis que vão de 1 a 5, quanto maior o nível, menor é a dependência de um motorista a bordo. Como estamos falando do penúltimo estágio, a direção do veículo não depende de humanos no volante.

Como funciona o estacionamento sem manobrista?

Ao chegar no estacionamento, o condutor pode simplesmente acionar um botão usando um aplicativo dedicado no seu celular, o “Mercedes Me”. Em seguida, o carro “dirige sozinho” usando um dos caminhos livres até uma das vagas disponíveis (que devem ser reservadas com antecedência, diz a Mercedes).

Por enquanto, a novidade vai funcionar apenas em alguns sedãs de luxo da fabricante, como os modelos das linhas S-Class e os elétricos EQS fabricados a partir de julho de 2022. Os carros também devem ter o recurso “Intelligent Park Pilot” de fábrica (ou piloto de estacionamento inteligente em tradução livre).

Para tudo funcionar, é necessário que o estacionamento também esteja equipado com uma rede complexa de sensores capazes de se comunicar com o automóvel em tempo real. Até então, a novidade estava em testes apenas no museu da Mercedes-Benz, que também fica em Stuttgart.

Markus Heyn, um dos executivos da área de mobilidade da Bosch, disse que o estacionamento sem motorista será o pontapé inicial para a condução autônoma entrar na rotina dos motoristas. “É um aspecto fundamental da mobilidade automatizada”, acrescentou.

origem: https://olhardigital.com.br/2022/11/30/carros-e-tecnologia/sem-manobrista-sistema-de-estacionamento-autonomo/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.