Software de gestão de segurança eletrônica auxilia no monitoramento de patrimônios públicos e corporativos e na organização de eventos

Listen to this article

Intelbras Defense IA, sistema de monitoramento com inteligência artificial, vem se mostrando referência no Brasil e é destaque em prêmio de inovação

O mercado de segurança eletrônica está em constante transformação. Por conta disso, nos últimos anos surgiu a necessidade de desenvolver plataformas que integrassem as mais variadas soluções, buscando aprimorar o monitoramento de cidades, prédios comerciais e públicos, empresas, indústrias, agronegócio e até de eventos.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o setor de segurança eletrônica movimentou R$ 9,24 bilhões em 2021, o que representou um crescimento de 14% sobre o ano anterior. Para 2022, a expectativa é de alta de 18% e uma movimentação de R$ 11 bilhões, com as soluções de inteligência artificial tendo cada vez mais espaço nesse mercado.

Por conta dessa demanda do mercado, a Intelbras criou o software Defense IA para unificar a gestão de soluções de segurança eletrônica, como câmeras de circuito fechado de televisão, gravadores e controladores de acesso. A plataforma conta com tecnologia de inteligência artificial embarcada, que torna a operação de segurança mais confiável, simples, eficiente, integrada e automatizada.

Entre os diferenciais do software estão:

• Possibilidade de gerenciar milhares de dispositivos de segurança.
• Gerenciamento e emissão de relatórios de fluxos de pessoas – com informações de análise forense, identificando detalhes como cores e tipos de roupas, uso de mochilas, óculos e bonés.
• Busca de faces conhecidas e desconhecidas em bases de dados programadas.
• Detecção de casos de violência e atividades suspeitas.
• Buscas por veículos, considerando as características de cor, marca e informações da placa.
• Capacidade de acionar outros dispositivos de forma automática. Um detector de incêndio, por exemplo, é acionado e as portas se abrem automaticamente, liberando a passagem.
• Redução nos custos do projeto: menor necessidade de servidores, licenças e treinamentos que outros softwares.

Vale destacar que, para utilizar todos os recursos do Defense IA, é preciso que o sistema esteja equipado com câmeras de monitoramento que possam capturar os eventos ocorridos no local, fazendo por exemplo a leitura de cores, marcas e placas de carros.

Cenários de utilização

O Defense IA pode ser adquirido através de uma taxa única que possibilitará ao cliente usufruir a plataforma de forma vitalícia via computação na nuvem. Fácil de instalar e configurar permite a conexão com até 20 mil câmeras e outras soluções, como gravadores, catracas e portas automáticas, a plataforma vem sendo utilizada por prefeituras, bancos, shoppings, indústrias, supermercados, hospitais e escolas, auxiliando no monitoramento e na resolução de ocorrências de situações indesejadas, como furtos e roubos.

O sistema esteve presente em importantes eventos culturais, públicos e privados em 2022, auxiliando as organizações a obterem sucesso em suas estratégias de segurança.

Entre os exemplos, tem-se o Ribeirão Rodeo Music. Com a ajuda das soluções da Intelbras, houve queda de 93% dos furtos no local do evento. Outro caso é o da Oktoberfest Blumenau, que foi considerada a mais segura da história, com apenas 145 boletins de ocorrência registrados, nove pessoas presas e queda de 80% no número de furto de celulares em relação a 2019 — novamente com o auxílio do Defense IA e demais soluções de segurança eletrônica da Intelbras.
O Defense IA vem se mostrando referência no mercado de software de gestão de segurança eletrônica e já conquistou reconhecimentos e prêmios.

Próximas atualizações

Por ser uma plataforma que possibilita aprimoramento ao longo do tempo, a Intelbras está planejando atualizações importantes para o software, de forma a integrar soluções da Khomp (empresa do grupo Intelbras) compatíveis com a internet das coisas (IoT) — que estarão em alta com a implantação da tecnologia 5G no Brasil. Entre as possibilidades futuras, há estudos em andamento para tornar o software compatível com soluções de redes e energia, especialmente as de linhas de switches e nobreaks da Intelbras.

Essa entrada da Intelbras no mercado de software de gestão vai simplificar a forma como as empresas privadas ou organizações públicas lidam com os mais variados equipamentos de segurança de forma integrada e unificada. Os resultados apresentados até o momento indicam que o Defense IA é um importante complemento para o portfólio de segurança eletrônica da companhia, e suas atualizações vão torná-lo cada vez mais indispensável para empresas privadas e órgãos públicos.

origem: https://www.intelbras.com/pt-br/noticia/software-de-gestao-de-seguranca-eletronica-auxilia-no-monitoramento-de-patrimonios-publicos

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.