Fujitsu e Nvidia apresentam solução 5G vRAN com a operadora NTT Docomo

Listen to this article

A solução aplica o mecanismo de processamento de GPU da Nvidia A100X ao processamento da camada física na estação base, criando uma rede aberta flexível

A Fujitsu anunciou o lançamento de uma nova solução 5G vRAN combinando a CU (Centralized Unit) virtualizada (vCU) e a DU (Distributed Unit) virtualizada (vDU) da Fujitsu com a tecnologia de GPU da Nvidia. A Fujitsu começará a oferecer a nova solução para clientes, incluindo operadoras de telecomunicações globais, em março de 2023. A nova solução foi desenvolvida como parte do projeto “5G Open RAN Ecosystem” (OREC) promovido pela NTT Docomo, que também apoiou testes de verificação e avaliação de desempenho da nova solução.

Com esta nova solução, a Fujitsu pretende contribuir para a expansão global da rede 5G aberta em cooperação com operadoras de telecomunicações, incluindo a NTT Docomo.
A Fujitsu apresentará esta solução em seu estande no MWC Barcelona 2023, a maior exposição mundial da indústria móvel, que será realizada de 27 de fevereiro a 2 de março em Barcelona, ​​na Espanha.

Em meio à tendência global de especificações de estações-base abertas, como O-RAN, a introdução de sistemas vRAN – estações base baseadas em software que não requerem hardware dedicado – está ganhando cada vez mais atenção, pois permitem a aquisição flexível de equipamentos e redução de custos. Espera-se ainda que o 5G, que oferece comunicações de ultravelocidade, alta capacidade e baixa latência com base na computação de Borda de acesso múltiplo (MEC), contribua para a realização de novos serviços em vários setores.

Características da nova solução

A Fujitsu combinou sua tecnologia vRAN lançada em março de 2022 com o mecanismo de processamento de GPU da Nvidia A100X, o “Aerial SDK” da Nvidia para processamento de estação base e uma estrutura de IA abrangente desenvolvida pela Nvidia para oferecer uma solução que pode ser implementgada para uma ampla variedade de casos de uso, de operadoras a clientes corporativos.

1. Estação-base paralela e funções de computação por meio da virtualização de recursos da GPU

Ao virtualizar os recursos de hardware do mecanismo de processamento de GPU da Nvidia A100X nas estações-base virtualizadas, os recursos de computação podem ser distribuídos e processados. Como resultado, o processamento de comunicação de estações-base sem fio e o processamento de computação usando tecnologias como IA podem ser executados em paralelo na mesma GPU.

Desta forma, a Fujitsu criou um sistema em que várias aplicações podem ser operadas através de redes 5G com uma configuração de dispositivo tudo-em-um mais simples do que antes. O sistema apoiará ainda mais os clientes corporativos no fornecimento de novos serviços, incluindo controle de AGV (Automated Guided Vehicle) em locais de fabricação e distribuição de vídeo usando tecnologias de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR), aproveitando a alta velocidade, alta capacidade e baixa latência 5G.

2. GPU para mais poder de processamento para comunicações sem fio e escala para futuras melhorias na tecnologia de antena

Aproveitando o poder de computação do  Nvidia A100X, a Fujitsu conseguiu melhorar a capacidade de processamento do sistema de estação-base, oferecendo a um grande número de usuários um ambiente de comunicação de alta qualidade. Aproveitando o alto poder de computação do A100X, o sistema exigirá apenas uma simples atualização de software para lidar com o processamento de dados de alta carga junto com melhorias futuras em tecnologias de antena, incluindo Massive MIMO.

A Fujitsu fornecerá esta nova solução à NTT e outras operadoras de telecomunicações globalmente para contribuir para a expansão da infraestrutura de rede 5G de alta qualidade.

“O setor está se movendo rapidamente em direção ao vRAN que pode ser dimensionado para Open RAN mais flexível, extensível e inteligente. Estamos empenhados em transformar a indústria e acelerar os serviços sem fio em todo o mundo, juntamente com grandes parceiros OREC, como Fujitsu e NVIDIA”, disse Sadayuki Abeta, chefe global de soluções Open RAN, evangelista da NTT Docomo e Orec.

“A Fujitsu está oferecendo software de estação-base 5G totalmente virtualizado e computação de Borda multiacesso (MEC) alimentada por aplicativos de IA e XR em uma configuração tudo-em-um nos mesmos recursos de computação, oferecendo aos clientes serviços de latência ultrabaixa, TCO altamente otimizado e desempenho verde. Avançando, continuaremos a trabalhar com NTT Docomo, Nvidia e outros parceiros globais de ecossistema aberto para contribuir com o desenvolvimento de negócios de operadoras de telecomunicações e clientes corporativos, bem como o avanço da digitalização em escala global”, finalizou Masaki Taniguchi, vice-presidente sênior da unidade de negócios de Sistemas Móveis da Fujitsu.

origem: https://inforchannel.com.br/2023/02/22/fujitsu-e-nvidia-apresentam-solucao-5g-vran-com-a-operadora-ntt-docomo/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.