Chuck Peddle, pioneiro do PC, morre aos 82 anos

Peddle criou um microprocessador que foi usado por aparelhos como o computador Apple 2 e o console NES

O engenheiro eletrônico Chuck Peddle, um dos pioneiros dos computadores pessoais, morreu aos 82 anos, vítima de câncer no pâncreas.

Peddle era o designer do microprocessador de baixo custo (25 dólares) chamado 6502, da empresa americana MOS Technology. À época, ele custava um sexto do preço cobrado por empresas como Motorola e Intel. “O mercado precisava de um microprocessador barato”, disse Peddle, em entrevista ao Computer History Museum, em 2014.

Eletrônicos como os console Atari 2600 e NES, bem como os computadores Apple II e Commodore 64 usaram o chip 6502 ou uma de suas variantes.

Peddle criou um conceito de computador pessoal com seu novo chip chamado the KIM-1. A partir de então, começou a vender seus microprocessadores para a dupla de empreendedores Steve Jobs e Steve Wozniak, os cofundadores da Apple.

origem: Exame Tecnologia

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.