A primeira Zona Franca de serviços na Colômbia incorpora o VMS da Milestone para propiciar um ambiente seguro a seus clientes

A primeira Zona Franca de serviços na Colômbia incorpora o VMS da Milestone para propiciar um ambiente seguro a seus clientes

O DESAFIO: Implementar um software de gerenciamento de vídeo que possibilite ao projeto Zonamerica em Cali na Colômbia, agregar soluções de vídeo ao longo do tempo sem a necessidade de mudar de plataforma e, assim, ser expansível de acordo com suas necessidades de segurança.

A SOLUÇÃO: Foi utilizado o software de gerenciamento de vídeo XProtect® da Milestone na versão Expert, que é baseado em plataforma aberta.

AS VANTAGENS:

  • O VMS da Milestone possibilita o monitoramento eficaz das áreas das edificações em funcionamento, bem como de outros espaços do empreendimento, como os 10.000 metros quadrados de área de estacionamento, processo fundamental para acompanhar e ordenar os veículos que ingressam na propriedade.

  • Em conjunto com a plataforma denominada Arqueiro Corporativo, todo o sistema de videovigilância permite aos agentes de segurança da Zonamerica reagir com mais rapidez e facilidade contra roubos, incêndios ou qualquer outro incidente que possa afetar pessoas, instalações, bens e equipamentos, graças a uma moderna sala de monitoramento que suporta aplicações com as notificações em tempo real.

  • A Zonamerica possui um sistema de videovigilância confiável, escalonável e ininterrupto, que lhe possibilita garantir às empresas locatárias o cumprimento dos diferentes protocolos de segurança, como em controle de acesso, detecção de incêndio, proteção perimetral, redes de segurança e gerenciamento de emergências.

Desafio

Desde outubro de 2018, ao sul da cidade colombiana de Cali, está em desenvolvimento a primeira zona franca exclusiva de serviços do país. Este é um dos três campus (juntamente com Uruguai e China) onde a Zonamerica se instala, uma empresa especializada na criação de plataformas empresariais de alta competitividade, que com sua oferta de negócios imobiliários e amplo portfólio de serviços, representa uma solução abrangente para as empresas, proporcionando flexibilidade e escalabilidade para o crescimento de seus clientes. Este tipo de serviço é utilizado por inúmeras empresas como a Sabre Holdings, Assist Card, Despegar.com, Avantica, dentre outras.

A Zonamerica Colômbia dispõe de uma área de 38 hectares que vai abrigar 18 edificações e um Data Center Tier IV, onde segundo as estimativas da organização, serão instalados 173.000 metros quadrados de escritórios, possibilitando a geração de mais de 17.000 empregos. Entre os principais segmentos que serão impactados, estão os contact center de alto valor, centros de serviços compartilhados e empresas de desenvolvimento de software e tecnologia, além de empresas de consultoria.

A grande maioria desses segmentos considera atraente o modelo de plataforma de negócios integral disponibilizado pela Zonamerica, com uma rentabilidade importante, devido aos benefícios fiscais previstos em lei para as zonas francas. Um grande valor agregado é a flexibilidade e consequente escalabilidade proporcionadas, para acompanhar o crescimento das operações de seus clientes, tanto na infraestrutura física quanto na tecnológica, assim como nos serviços de suporte, que potencializam o desenvolvimento das empresas que fazem parte de sua comunidade.

Este projeto recém iniciou a construção do campus, em outubro de 2017. Mas, devido ao seu processo de incorporação em fases, requereu a implementação de um sistema de segurança completo que pudesse ser expandido de acordo com seu crescimento.

Nós procuramos entregar o serviço completo: se um cliente necessita de videovigilância, oferecemos esta solução em nosso conjunto; assim, ele não necessita realizar o investimento inicial de todos os equipamentos, manutenção e atualização, pois nós assumimos a responsabilidade ​​e evitamos que o cliente se preocupe com isso”, ressalta Andrés Aristizábal, gerente de operações e tecnologia da Zonamerica.

Atualmente, vários espaços já estão em funcionamento: a edificação de acesso, a portaria, a edificação 1A e as subestações 9N e 10N, situadas nos arredores. Essas áreas são monitoradas por 192 câmeras e possuem mais de 7.000 metros de fibra ótica conectados, dispondo de uma capacidade para atender até 35.000 usuários com redundância.

Em 2017, a equipe da Zonamerica assumiu a responsabilidade pelo projeto, planejamento e validação das tecnologias. Foi então que optaram pelo software de gerenciamento de vídeo da Milestone (VMS, por sua sigla em inglês), que foi selecionado por sua arquitetura em sistema aberto, que possibilita a integração de todos os processos de vídeo e tem a capacidade de processar informações de outros subsistemas.

Vale ressaltar que a equipe da Zonamerica contou com a colaboração da empresa Informática El Corte Inglés, como prestadora de serviços para os necessários ajustes na instalação.

Solução

Zonamerica é um projeto que está dimensionado para ser concluído em um período de 15 a 20 anos e deve contar com um VMS que seja escalável e se mantenha atualizado ao longo do tempo.

Por essa razão, a equipe selecionou o software XProtect® da Milestone, na versão Expert, incluindo o pacote de serviços Care Plus, que ajuda a manter o sistema pronto para reagir facilmente às atualizações.

O software coleta todas as fontes de vídeo das diferentes câmeras de segurança, fornece as informações ao operador e possibilita ativar alertas para situações de risco.

Além da videovigilância, o complexo da Zonamerica Colômbia dispõe de outros subsistemas que formam um todo: controle de acesso, detecção de incêndio, proteção perimetral, segurança de redes e um componente adicional: a rede de segurança do Wi-Fi do empreendimento.

Estes subsistemas de segurança são integrados por meio de uma plataforma denominada Arqueiro Corporativo. Este software permite construir regras de interação entre os sistemas de segurança e manter o operador informado sobre o que está ocorrendo em cada subsistema para implementar as ações correspondentes.

O software de gerenciamento de vídeo da Milestone Systems está totalmente integrado ao Arqueiro para cumprir com as metas do projeto.

O Arqueiro Corporativo se posiciona no projeto como uma espécie de ‘gestor dos gestores’. Em uma solução de tipo PSIM (Physical Security Information Management) que possibilita gerenciar diversos subsistemas de segurança de múltiplos fabricantes, operando como o núcleo de toda a operação. O crescimento e evolução no futuro acontecerá certamente de forma aberta”, afirma Javier Correa, Gerente de Projetos da Informática El Corte Inglés.

É importante ressaltar que o protocolo de segurança foi desenvolvido para operação com uma equipe reduzida, necessitando só de alguns agentes motorizados trabalhando. A Zonamerica conta com uma central de monitoramento, que foi mobiliada com três fileiras de trabalho, cada uma delas com oito posições para o pessoal, além de 2 vídeowall com matriz de 4 x 2, conectados ao sistema por meio de fibras óticas.

Todos os operadores trabalham nesta sala de controle: desde os operadores da videovigilância até os do sistema de ar-condicionado e demais subsistemas de segurança.

Nesta primeira etapa do projeto, foram instaladas câmeras AXIS. Não obstante, o software de gerenciamento da Milestone possibilita integrar câmeras de inúmeros outros fabricantes.

Aproximadamente 60% das câmeras foram instaladas internamente nas edificações, e as 40% demais foram distribuídas para visualização de áreas comuns do empreendimento. Além disso, há casos em que os clientes da Zonamerica solicitam a cobertura de videovigilância para áreas internas específicas em seus escritórios; nestes casos, é realizada uma integração simplificada, em que as novas câmeras são conectadas à plataforma interna, e a Zonamerica as disponibiliza como um serviço”, complementa Andrés Aristizábal.

A plataforma Arqueiro Corporativo é responsável pela integração dos sistemas de controle de acesso e de alarme de incêndio (Notifier da Honeywell), além dos sistemas de detecção perimetral (Senstar). Quanto aos servidores, foi utilizada a plataforma da Seneca, para configuração de hardware dos equipamentos responsáveis pelo gerenciamento e armazenamento de vídeo.

No tocante ao distribuidor, Javier Correa destaca que “a Anixter foi a provedora do projeto, tendo proporcionado um acompanhamento especializado para as atualizações, e para a implementação nós tivemos o apoio de um parceiro estratégico”; por outro lado, acrescenta que “como o sistema apresenta um nível de disponibilidade bastante significativo, isto permitiu que o mesmo fosse gerenciado em sua fase inicial à partir do Uruguai, país onde surgiu a ideia desta zona franca e onde se encontram os principais escritórios e a sede da Zonamerica”.

Benefícios

Graças à integração entre a Milestone e a Arqueiro, as detecções de intrusão também puderam ser agregadas ao sistema. Por exemplo, ao detectar um movimento em um local e horário não autorizados, o sistema emite um alerta imediatamente, em função das configurações de casos configuradas pelo integrador.

Em complemento, o sistema pode habilitar um alerta indicando o local físico a partir de onde o movimento foi originado e exibir a imagem da câmera em questão.

Cerca de 48 cenários de uso foram criados para o projeto, a fim de ativar os alertas e suas respectivas visualizações na central de monitoramento.

O sistema de videovigilância também é utilizado para organizar os fluxos do estacionamento. Os responsáveis ​​pela área de segurança realizam um acompanhamento cotidiano para que os usuários em geral mantenham as melhores práticas na utilização do mesmo. “Dessa forma, as vagas que são definidas para pessoas com deficiência, carros elétricos, veículos de baixa poluição e motocicletas, são utilizadas ​​de forma adequada”, evidencia Andrés Aristizábal, da Zonamerica.

Zonamerica no futuro

Até o presente momento, 26 empresas se instalaram na primeira edificação da Zonamerica; algumas como usuárias do serviço, outras como suporte e as demais operam a partir dos serviços em nuvem deste parque de negócios.

A médio e longo prazo, de acordo com o avanço do projeto e com os aproximadamente 17.000 colaboradores que ocuparão suas instalações, os sistemas de vídeo gerenciados pela Milestone desempenharão um papel fundamental para garantir a segurança do empreendimento em todos os níveis.

A princípio, nessa transição para uma “nova normalidade”, as informações fornecidas pelas câmeras através da análise inteligente de vídeo, ajudarão também a controlar a adoção das respectivas medidas de distanciamento social.

Ademais, a possível leitura das placas dos veículos que ingressam, e o próprio controle de acesso dos usuários e visitantes, tornam-se desafios que os administradores de sistema deste megaprojeto enfrentarão de forma mais eficaz, graças ao gerenciamento da Milestone.

Por fim, Andrés Aristizábal conclui precisando que a Zonamerica é uma plataforma que visa acolher empresas internacionais e atrair investimentos estrangeiros, na qual é gerado um ecossistema de negócios de alta competitividade para todas as empresas que fazem parte de sua comunidade, garantindo escalabilidade para sua operação “por possibilitar o início em um espaço de trabalho em coworking e ir crescendo de acordo com suas necessidades, sempre dentro do mesmo empreendimento, com as melhores infraestruturas, um vasto leque de serviços de apoio ao seu funcionamento e com a garantia de que seus ativos estão protegidos com uma tecnologia otimizada”.

origem: https://www.milestonesys.com/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.