Solução Avigilon coíbe vandalismo na Cidade mais fria do Brasil

Listen to this article

O que leva uma cidade com baixo índice de criminalidade a decidir pela instalação de um sistema de CFTV para monitoramento das ruas e avenidas?  Muitas podem ser as respostas. No caso de Urupema, no interior do Estado de Santa Catarina, o objetivo foi coibir os atos de vandalismo, uma vez que o número de turistas cresce dia a dia.

Urupema, uma das mais altas cidades brasileiras e a que registra, oficialmente, as temperaturas mais baixas do Brasil (chegando a -10ºC), recebe pessoas de várias localidades, que, segundo Alesandro Muniz Pereira, secretário municipal de Administração, Finanças, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, “vem conhecer nossa cidade, que leva o título de A Cidade  mais fria do Brasil”.

 Para fazer o monitoramento, a administração da cidade optou por solução Avigilon, fornecida pela Policom Paraná (empresa do Grupo Policom) e implementada pela Lógica Telecom. Em operação desde abril de 2012, o sistema conta com 7 câmeras, que cobrem o perímetro urbano do município, garantindo vigilância de todas as entradas e saídas da cidade. Todo o material gravado, é disponibilizado em tempo real à Delegacia de Polícia e a população, ressalta Pereira, “como sabe que o sistema está instalado, em caso de necessidade pode acioná-lo”.

No total, a solução implementada em Urupema conta com 2 câmeras de 5 megapixel Day/Night box e 5 câmeras de 2 megapixel Day/Night box Avigilon, equipadas com lentes do tipo varifocal de 8  a  80 mm, entre outros equipamentos. Todo o sistema é gerenciado por um NVR Avigilon de 5 terabytes que, entre outras características, é fornecido com o Centro de Controle Avigilon com  software de Servidor de Gerenciamento de Vídeo de Rede de Alta Definição pré-carregado e configurado, tem capacidade para gravar até 32 MB/s de dados de imagem, suporta até 128 canais de câmera com capacidade para até 30 imagens por segundo por canal de câmera.

O secretário municipal lembra, ainda, que, em 2009 o prefeito Amarildo Luiz Gaio via o Ministério de Ciências e Tecnologia descobriu a existência de recursos para fornecimento de internet à população. “Com a implantação de projeto chamado Cidade Digital, abriu-se a possibilidade de instalar sistema de vigilância e monitoramento, favorecido por parte da infraestrutura criada com o projeto de internet”.

 Desse modo, para manter a ordem e a tranquilidade características da região, mesmo com o aumento da atividade turística e a presença de maior número de visitantes no mesmo ano de 2009, foi feita a instalação de um sistema de sistema de monitoramento e vigilância no pátio de máquinas e veículos municipais, junto à Secretaria Municipal de Transportes e Obras, visando a controlar o acesso de pessoas no local. Esse primeiro sistema, informa Pereira, é “bastante inferior a este, mas, de forma bem econômica, possibilitou manter a vigilância deste local e até o momento não se verificou nenhum ação de vandalismo com estas máquinas quando estão neste local”. Desse modo, a solução Avigilon instalada é uma evolução na aplicação de tecnologias de ponta naquele município.

origem: www.grupopolicom.com.br

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

 

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.