Trabalhos das câmaras setoriais da ABESE apresentam resultados importantes em 2016

Listen to this article

Entre esses resultados, está a nova portaria do INMETRO sobre automatizadores de portas, portões e janelas, a ser publicada nos próximos meses. 

  A ABESE – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança realizou, na manhã do dia 14 de abril, a segunda reunião de suas câmaras técnicas setoriais.

O encontro, que contou com 23 representantes de empresas de segurança eletrônica, foi iniciado por um balanço das atividades em desenvolvimento nas três câmaras: da indústria, de integradores e de monitoramento.

Sobre a Câmara da Indústria, os assuntos que se destacaram foram os trabalhos relacionados à portaria 371 do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – que trata da certificação compulsória de aparelhos eletroeletrônicos e similares – e a validação de profissionais e treinamentos das empresas de segurança eletrônica, atualmente, em desenvolvimento. Com relação à Câmara de Integradores, foram citadas as definições do segmento sobre nomenclatura e protocolos e a tendência da internet das coisas na área de segurança. E, no caso da de Monitoramento, os resultados das ações desenvolvidas até o momento e os conceitos preliminares de portaria remota.

Na ocasião, foi anunciada também a criação do observatório tecnológico e mercadológico, uma atividade com o objetivo de identificar tendências em segurança eletrônica para que os grupos de trabalho das câmaras possam identificar novas oportunidades de atuação de negócios do segmento.

Em seguida, o coordenador do comitê de portões automáticos, Marcelo Piai, detalhou o trabalho desenvolvido em relação à portaria 371, que resultou na portaria 86, devido aos questionamentos feitos pela ABESE para aprimoramento dos requisitos para automatizadores de portas, portões e janelas ao INMETRO e à ABROC – Associação Brasileira de Organismos de Certificação, visando a segurança dos usuários. Prevê-se que essa nova portaria seja publicada nos próximos meses.

Alexandre Chaves, gestor da Câmara de Integradores, falou sobre a importância do trabalho da câmara em influenciar o mercado para exigir os requisitos de qualidade em seus projetos e serviços contratados, assim como o desenvolvimento de padronização e regulação da atividade. Ele citou a necessidade de definições sobre a atividade, padronização de nomenclatura e elaboração de protocolos.

Depois de um balanço sobre as realizações da Câmara de Monitoramento, o seu novo gestor, Walter Uvo, falou sobre portarias remotas, uma nova atividade do segmento de segurança eletrônica dirigida principalmente a condomínios residenciais, que reduz em até 60% as despesas de um condomínio, mas que ainda necessita de aprimoramento em suas regras de aplicação, o que justifica a inclusão do assunto no trabalho dessa câmara.

Participaram da reunião profissionais representantes das empresas Agora, Alarm Wolx, Alerta, Apoio 24 horas, Artan, Axis, ENW, Focus Mind, Fulltime, GP Monitoramento, Grupo Patriarca, Honeywell, Link Solutions, Micrusel, Opener, PPA, Porto Seguro, Raster, TP Solutions e Tyco. Estiveram presentes também representantes da Segnews e do Instituto CFTV.

origem:  http://www.fazercomunicacao.com.br/


Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.