Intelbras amplia participação no projeto que administra a segurança e gestão de tráfego em Florianópolis

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Após implantação de monitoramento por imagens em toda a frota de ônibus do transporte público da capital Catarinense, a empresa amplia sua solução para todas as plataformas de integração distribuídas na cidade

Intelbras,empresa brasileira líder em segurança eletrônica na América Latina, está ampliando a sua participação no projeto que administra a segurança e gestão de tráfego de Florianópolis (SC). Após a implantação de monitoramento por imagens em toda a frota de ônibus do transporte público da capital Catarinense, a empresa estendeu suas soluções tecnológicas para todas as plataformas de integração rodoviárias distribuídas na cidade, tornando assim a gestão totalmente centralizada.

As parcerias

A parceria com o Consórcio Fênix, que tem como missão a melhoria dos serviços e tornar o transporte público cada vez mais inteligente e sustentável em Florianópolis, foi iniciada em 2017 com a instalação de câmeras de monitoramento na frota de 540 ônibus urbanos. E no final de 2019, essa parceria foi estendida e as empresas se uniram novamente para desenhar uma solução para o monitoramento das plataformas de integração distribuídas nos bairros da cidade e que são administrados pela COTISA, empresa integrante do consórcio. O desafio era elaborar e executar um projeto que unificasse o videomonitoramento de todos os terminais de integração de Florianópolis (TICEN, TITRI, TISAN, TICAN, TILAG e TIRIO) em um único sistema e infraestrutura de datacenter.

“A Intelbras enxerga a importância dessas parcerias, que estão diretamente ligadas à segurança e bem-estar da população de Florianópolis e essa é uma grande responsabilidade assumida. Contamos com produtos e soluções que se adequam à necessidade do consumidor brasileiro e da sociedade como um todo. Em nosso DNA prezamos essa proximidade com o cliente e acredito que nossa missão não está apenas em vender produtos, e sim auxiliar empresas como a COTISA e o Consórcio Fênix a promover projetos bem-sucedidos”,afirma Marcus Vinicius Haudsch, Gerente de Soluções e Projetos da Intelbras.

A parceria trouxe outras oportunidades para a Intelbras, que estabeleceu também negócios com a LIVIT Soluções, empresa Catarinense de gestão de tecnologia e soluções de datacenterque presta serviços para a COTISA. “De nada adiantaria ter um sistema robusto de alta confiabilidade, mas rodando sobre uma infraestrutura defasada e limitada. Dessa forma, também firmamos uma parceria com a LIVT Soluções, para que toda infraestrutura das plataformas fosse substituída por switches gerenciáveis e fibra óptica com conversores de mídia da Intelbras, a fim de suportar o fluxo de dados atual e futuro”, explica Alexandre Simas, Supervisor de vendas da Intelbras e um dos responsáveis pelo projeto.

A tecnologia

As imagens captadas do interior dos ônibus em circulação pela cidade são enviadas ao CCO (Centro de Comando e Operações do Consórcio Fênix) e acessadas pela Guarda Municipal, a COTISA e o próprio consórcio. Partindo deste princípio de colaboração com o sistema público e buscando sinergia na operação, era preciso que a solução de monitoramento das plataformas de ônibus também fosse direcionada ao CCO.

Por meio de um software de gerenciamento foi possível fazer o compartilhamento através da “Federação”, um recurso exclusivo do software no qual é possível que uma base (matriz de uma empresa por exemplo) receba as imagens de outros sites (filiais), com níveis de permissões, controle de fluxo e criptografia.O que significa monitorar diversos sistemas locais remotamente tornando-os parte de um único sistema virtual, além de cada sistema operar de forma independente.

Outra função inovadora da solução permite que o operador do sistema siga uma pessoa que passa por diferentes áreas da plataforma sem a necessidade de saber qual a próxima câmera deve ser acionada para continuar o monitoramento.  O sistema informa na própria tela qual equipamento deve ser acionado, tornando assim a ação mais fluída e eficaz.

Os números

A solução em operação está com disponibilidade de 100%, registrando atividades de mais de 5 milhões de passageiros ao mês, que além de ter papel importante na operação diária do transporte coletivo, serve de apoio estratégico para a segurança pública de Florianópolis, onde a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros buscam auxílio por meio de imagens.

Foram utilizadas 246 câmeras IP, dezenas de switches PoE gerenciáveis, além de nove servidores distribuídos para aplicação, monitoramento, armazenamento e segurança (firewall), que suportam aproximadamente 14 Gigabytes de dados por minuto, 840 Gigabytes por hora e 19 Terabytes por dia. E ainda, foram utilizados mais de 10 quilômetros de cabos metálicos, 1 km de cabos de fibra óptica (TICEN) e metrolandedicada para operação.

Com soluções do sistema de gerenciamento e de DVR veicular, as empresas e responsáveis têm acesso às imagens de toda a jornada do passageiro, se há trânsito, problemas, acidentes, tumulto ou invasão nas plataformas, o que proporciona uma resposta muito mais rápida a eventuais problemas, tornando o sistema mais eficiente e seguro.

Além da melhoria da segurança pública e da administração do sistema de transporte da cidade de Florianópolis, o videomonitoramento do sistema trouxe vários benefícios para o Consórcio Fênix, e as empresas que fazem parte dele, como a COTISA. “A atitude dos motoristas e cobradores mudaram, a forma como eles conduzem e administram os ônibus se tornou mais cautelosa, observam mais os limites de velocidade, houve uma redução considerável de quebra de peças e veículos. É muito mais fácil verificar a comprovação jurídica de acidentes – examinar quem foi o responsável – entre outros benefícios”, afirma complementa Marcelo Biasotto Coordenador do CCO. “Um bom exemplo disso foram as incidências de danificação de veículos durante o carnaval: em 2017 foram 34 carros, em 2018, após a instalação das câmeras de segurança, foram apenas quatro. Em 2019, o número se manteve e esperamos diminuir ainda mais em 2020”, complementa Biasotto.

Próximos passos

Com olhos no futuro, o sistema já está preparado para utilização de analíticos como barreira virtual, linha virtual, contagem de pessoas – o que será muito útil para o bom funcionamento dos terminais de ônibus, chegando ao reconhecimento facial, adicionando assim maior segurança a todo o sistema de transporte metropolitano.

“Nós da Intelbras nos orgulhamos de ser uma indústria que entrega projetos completos. Nossos clientes, sendo eles públicos ou privados, sabem que irão encontrar na empresa todas as soluções para suas necessidades. Os equipamentos utilizados nos terminais são exemplos disso”, finaliza Marcus.

 

origem: Revista Segurança Eletrônica

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


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Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

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