Aeroportos “inteligentes e precisos” é prioridade zero no Brasil

Listen to this article

Enfrentar filas imensas e atrasos deixou de ser uma "exclusividade" das rodoviárias e estações de trem e metrô no Brasil. Isso vem acontecendo com muito mais frequência (e problemas) nos aeroportos. Em 2010 eles transportaram 155,4 milhões de passageiros, um volume 21% maior que o registrado em 2009. Com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil, esse fluxo de pessoas deve aumentar em mais de 49%, ou seja, serão mais de 231,5 milhões de usuários.

Nova solução tecnológica apresentada em feira pela G4S Plantech.Instalarme, mesma empresa que cuidará das Olimpíadas de Londres. Evento acontece entre os dias 26 e 28 de abril (terça a quinta-feira),em São Paulo .
 
Com tanta gente para usufruir do sistema aeroviário, graças ao bom momento da economia, é necessária uma mudança radical, rápida e precisa em todos os aeroportos para que eles atendam as exigências dos órgãos organizadores internacionais e, claro, a alta demanda gerada durante e depois desses eventos.
Mas, se tais mudanças não forem feitas rapidamente, esse serviço tem tudo para se tornar um dos maiores caos no transporte. Segundo artigo do Ipea, obras em 9 de 13 aeroportos principais não ficarão prontas para a Copa, e 10 dos 13 vão operar acima da capacidade em 2014. Isso se mostra mais preocupante pela informação ser do Ipea, que é do governo, ou seja, o próprio governo admite que não será capaz de fazer as obras.
Esse assunto será um dos principais temas da Airport Infra Expo, que acontece de 26 a 28 de abril no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). Outro destaque será a apresentação de projetos de modernização no setor de TI, que vão trazer vantagens não só à qualidade do serviço, mas também na redução do gasto de energia, ganhos de crédito de carbono e diminuição nas despesas de manutenção de ativos. "O sistema aeroportuário é um dos maiores gargalos de infraestrutura básica do país", afirma Diana Souza, diretora da G4S Plantech.Instalarme, a maior empresa de segurança do mundo e uma das principais desenvolvedoras de novas tecnologias para grandes complexos.
E é com enfoque nesse assunto que a G4S Plantech.Instalarme atua e oferece soluções integradas baseadas na sua expertise em automação de instalações com grande movimento de público, somada a presença do grupo G4S em diversos aeroportos pelo mundo. Criado pela empresa, o SmartControl é um sistema completo e dentro dos mais atualizados requisitos de conectividade, flexibilidade e confiabilidade. Com operação em rede IP, de excelente desempenho e alta capacidade de comunicação e expansão, ele ajuda na otimização dos investimentos e é totalmente adequado aos requisitos da arquitetura "SAPIOS" desenhada pela Infraero, com telas e menus customizáveis de acordo com a preferência do usuário.
"Embarque seguro" e raio-x de bagagens- Essa solução da G4S Plantech.Instalarme oferece uma tecnologia de identificação integrada que possibilita monitorar, de forma segura, os passageiros do check-in até o embarque no avião.
Durante o check-in e apresentação do documento de identidade, a digital do passageiro é coletada num leitor biométrico, e a impressão digital fica vinculada ao código impresso no cartão de embarque. No momento do embarque, um leitor portátil faz a leitura do cartão e compara com a identificação biométrica do passageiro aumentando a segurança no processo de embarque.
O sistema prevê também o gerenciamento e supervisão das máquinas que verificam as bagagens através de raios-x. Dispõe de alertas para bagagens suspeitas sem a intervenção do operador, garantindo que a qualquer sinal de objeto suspeito nas malas, um alerta seja enviado à central de controle. Indo mais além, disponibiliza a imagem ao vivo no momento do alerta oferecendo aos agentes de segurança subsídios para um rápido diagnóstico da situação no local. "A grande vantagem da solução que será apresentada por nós na Airport Expo é a integração de todos os sistemas em uma só plataforma", antecipa Diana Souza.
Tudo em um só lugar- O diferencial do SmartControl é, sem dúvida, permitir integrar todas as operações de controle em uma só plataforma, acelerando todos os processos e resultando em vertiginosos benefícios, tais como: Gerenciamento de Utilidades – Com interface amigável e menus que se adaptam às necessidades, o operador visualiza na tela do computador a situação de cada equipamento em tempo real, além de controlar todos os dispositivos. Com alguns cliques é possível obter um status geral e todas as informações relacionadas a equipamentos como escadas rolantes, elevadores, pontes de embarque, sistemas de água e esgoto, esteiras de bagagem, máquinas de raios-X, nobreaks, entre outros.
Gerenciamento de Energia – Um sistema de ferramentas inteligentes para o uso eficiente da energia, o que colabora para diminuir os impactos ambientais. Muitos elementos podem ser supervisionados pelo sistema, com destaque para subestações, cabines primárias, geradores, motores, iluminação, quadros de distribuição entre outros.
Ar Condicionado – Um sistema prático e flexível que possui todos os recursos para reduzir custos, sem abrir mão do conforto. Com o sistema em operação, o consumo mensal de energia elétrica pode ser reduzido de 30 a 60% da média normal.
Sistema de segurança aeroportuária- Esse tipo de sistema é parte integrante do SmartControl e promove integração total entre os principais sistemas que controlam, monitoram e protegem pessoas e ativos: Controle de Acesso, CFTV e Detecção de Incêndio. O nível de integração da plataforma possibilita, por exemplo, uma imagem ao vivo do local em que um detector de fumaça causar um alarme. E, se confirmado algum foco de incêndio, o sistema desliga todos os dispositivos de barreiras de controle de acesso permitindo um fluxo de evacuação.
Sua interface gráfica é de fácil operação, gerenciando e supervisionando os subsistemas a partir de qualquer terminal de computador e até mesmo a partir de um smartphone.
G4S Plantech.Instalarme – Excelência tecnológica e presença mundial- A G4S Plantech.Instalarme é a maior integradora de sistemas do mercado brasileiro e uma das maiores da América Latina. Líder absoluta em sistemas de segurança para o segmento bancário e reconhecida pelo domínio tecnológico em projeto e implementação de complexos sistemas de segurança e automação. A G4S Plantech.Instalarme está presente em 15.000 sites, executa mais de 2.000 projetos de engenharia e atua em todo o Brasil através de 15 unidades operacionais, 10 escritórios comerciais e mais de 900 funcionários próprios. Entre os clientes estão: Alstom – Metrô SP, Unilever, Petrobras, Embraer, Infraero, Banco do Brasil, Caterpillar, C&A, Itaú, Ambev, Santander.
O grupo G4S atua em 125 países com mais de 625.000 pessoas e atende aos mais diversos segmentos econômicos: Governos, Energia, Petróleo & Gás, Logística & Transportes, Portos & Aeroportos, Turismo e Lazer, Bancos e Instituições Financeiras, Varejo e Grandes Corporações.
A experiência no segmento aeroportuário se traduz na atuação em 63 aeroportos de 24 países pela Europa, Ásia, América e África.
 
 
Origem:
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.