Selo qualifica empresas de segurança patrimonial

Listen to this article

De acordo com dados do IV ESSEG (Estudo do Setor de Segurança Privada), elaborado pela Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist), em 2013 foram registradas 2.392 empresas legalizadas de prestação de serviço de vigilância patrimonial privada e transporte de valores, um número 4,8% superior ao registrado em 2012. Desse total, 43% estão da região Sudeste. Para cada uma dessas empresas, existem de 3 a 4 clandestinas.

O dado é preocupante e, como uma maneira de reduzi-lo por meio da conscientização, a Fenavist lançou a campanha Diga não à clandestinidade. Com apoio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), a ação conta com selo personalizado e carimbo comemorativo para disseminar a importância da contratação de empresas de segurança patrimonial credenciadas pela Polícia Federal.

A iniciativa busca alertar que, ao contratar uma empresa clandestina, o cliente não apenas se expõe ao risco de perder bens materiais, como também vidas. A imagem do selo Diga não à Clandestinidade apresenta uma oposição entre a contratação regular de uma empresa idônea com profissionais qualificados – preparados para o exercício de sua função e fiscalizados pela Polícia Federal -, e a de empresas clandestinas, que geram perigo ao contratante e a toda a sociedade, empregando funcionários sem qualificação profissional ou técnica.
Dados do IV ESSEG também mostram que o Brasil possui 700 mil vigilantes regularmente formados, sendo praticamente metade na região Sudeste. Para cada vigilante legal, estimam-se quatro ilegais. De acordo com Renata De Luca, diretora de recursos humanos da Security Vigilância Patrimonial, parceira da campanha, a formação de um vigilante é bastante rigorosa e inclui conhecimento de legislação, educação física, informações completas do exercício da profissão e avaliação psicológica, além de uma reciclagem obrigatória a cada dois anos. “Um profissional sem esse preparo pode representar um risco, uma economia que poderá custar muito caro para quem contrata esse serviço”, afirma.
A campanha vem somar ao trabalho desenvolvido contra a clandestinidade, uma missão contínua já que o serviço de segurança patrimonial exige profissionalismo e empresas sem credenciamento não somente são despreparadas para atuar, como denigrem a imagem do mercado. “Este é um serviço extremamente necessário nos dias atuais, mas sabemos que atuamos em um mercado competitivo e que a vigilância patrimonial no Brasil é onerosa, favorecendo a clandestinidade, além da volatilidade das empresas”, declara Erasmo Prioste, diretor comercial da empresa.

Origem: Revista Digital Security
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.