Nice investe mais de R$ 100 milhões em complexo industrial no interior de São Paulo

Listen to this article

A Nice, multinacional italiana especializada em automação residencial e segurança eletrônica, celebrou nesta sexta-feira, 11, em Limeira (SP), o início das obras de sua nova sede na cidade. Orçado em mais de R$ 100 milhões, o empreendimento segue os conceitos de Indústria 4.0, produzindo componentes mecânicos de ponta, e será um dos centros de Pesquisa e Desenvolvimento globais do grupo Nice. No local, serão testadas e implementadas novas tecnologias e soluções para simplificar o dia a dia das pessoas.

A construção, que deve ser entregue na segunda metade de 2020, possui os mais altos padrões de sustentabilidade e receberá a certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environment Design). O projeto é de autoria do renomado arquiteto e designer italiano Mario Cucinella.

A construção ocupará 16,5 mil metros quadrados. Segundo a empresa, o Brasil representa um mercado estratégico para a Nice, contribuindo de forma relevante para nosso crescimento na América do Sul, que representa 10% das nossas receitas internacionais.

A ampliação da sede brasileira de Limeira faz parte de um plano de investimentos mais abrangente, que este ano também contou com a modernização das instalações em Santa Rita do Sapucaí (MG) e São Caetano do Sul (SP)”, afirma Griffa.

A nova unidade – que inclui dois andares de escritórios, novos espaços para os funcionários (academia e churrasqueira) e uma grande e importante área de treinamento – desempenhará um papel fundamental nos planos da Nice no âmbito nacional e regional, em uma combinação estratégica com a nova planta de Oderzo, Itália, sede da empresa. A sede brasileira receberá os produtos da marca e vai modulá-los de acordo com as características e demandas do mercado local.

O destaque das novas instalações é o design, que visa a maximizar a eficiência dos processos de produção, promovendo uma abordagem holística da sustentabilidade. Situado em um local estratégico, o projeto interage continuamente com a paisagem circundante, reinterpretando os elementos arquitetônicos tradicionais brasileiros e incentivando uma relação simbiótica entre a natureza e o espaço construído.

O complexo, projetado por MC A – Mario Cucinella Architects, possui 4 mil metros quadrados de painéis fotovoltaicos capazes de fornecer toda a energia elétrica necessária pela operação nos dias de sol, além de possuir um tanque de água de 500 metros cúbicos, que armazena água da chuva para fins de reutilização. Já a fábrica, graças à combinação entre aumento da massa térmica e ventilação natural contínua, opera durante todo o ano no modo de funcionamento livre (sem necessidade de aquecimento ou resfriamento).

A cobertura, com uma forma pontiaguda que remete a uma folha tropical pousando suavemente, é a principal característica da arquitetura e o dispositivo ambiental passivo mais importante, capaz de oferecer proteção à radiação solar direta durante os meses mais quentes do ano, reduzindo em 47% da radiação incidente. Assim, os espaços de trabalho serão inundados com luz indireta.

A implementação de todas as estratégias sustentáveis do empreendimento permite que o complexo da Nice em Limeira opere fora da rede em alguns períodos do ano, sem emissões de carbono – o que representa um marco importante para empreendimentos sustentáveis.

Origem: tiInside

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.