Monitoramento por câmeras será ampliado na região metropolitana

Listen to this article

A capacidade de monitoramento das vias públicas da Região Metropolitana de Belém será praticamente duplicada até o fim deste mês, informou nesta segunda-feira (3) o coordenador do núcleo regional do Centro Integrado de Operações (Ciop), major Paulo Garcia. Segundo ele, oito novas telas de projeção serão instaladas na Central de Monitoramento, que se somarão às outras oito que já operam normalmente em Belém. Atualmente, a central tem capacidade para onze monitoradores.

“Considerando que cada pessoa monitora dez pontos, nossa capacidade de monitoramente passará para 220 pontos”, contabiliza o major. A ampliação da infraestrutura da central acompanha o crescimento do número de câmeras na região metropolitana e também permite a instalação de novos equipamentos. No início do ano passado, 88 câmeras estavam instaladas na cidade. Hoje, são monitorados 177 pontos considerados estratégicos pelo Sistema de Segurança Pública, número que deve chegar a 200 até o fim do ano, com a instalação de mais 23 câmeras. Entre os equipamentos, nove estão no distrito de Mosqueiro e cinco na ilha de Outeiro.

Entre os benefícios dos equipamentos ao sistema de segurança, o major destaca o auxílio em situações de flagrante no combate ao tráfico de drogas, com a identificação das pessoas envolvidas na ação criminosa e na resolução de situações de trânsito. “Todas as câmeras permitem um giro de 360 graus e uma aproximação de cerca de mil metros, então é possível registrar detalhes, até mesmo onde a droga foi escondida ou para quem foi vendida. Nessa distancia também é possível identificar, por exemplo, o número de uma placa de carro e a cidade onde ela foi expedida”, destaca. O monitoramento funciona 24 horas por dia e é controlado diretamente da base operacional do Ciop na Cidade Velha.

origem: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=95419

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.