ITAIPU, PTI E EXÉRCITO DISCUTEM AÇÕES DE PROTEÇÃO CIBERNÉTICA

Listen to this article

Uma das estratégias será o fortalecimento do Laboratório de Segurança Eletrônica, de Comunicações e Cibernética

A  Itaipu  Binacional vai ampliar as ações em defesa cibernética, com apoio  do  Parque  Tecnológico  Itaipu  (PTI)  e  do Exército Brasileiro. O assunto  foi  discutido nesta quarta-feira, 24, em Foz do Iguaçu, em uma reunião de trabalho coordenada pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, general  Joaquim  Silva  e  Luna, e pelo chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército, general Décio Luís Schons.

Uma das estratégias será fortalecer a atuação do Laboratório de Segurança Eletrônica, de Comunicações e Cibernética (Lasec²), vinculado ao Centro de Estudos Avançados em Proteção de Estruturas Estratégicas (Ceape²) e em fase de instalação no Parque Tecnológico.

O  Lasec²  foi  criado  dentro de um acordo de cooperação firmado por Itaipu,  Exército e Parque Tecnológico, em 2014, e contará com ambientes de simulação  e  sistemas  para  identificar  vulnerabilidades. O laboratório manterá um banco de dados atualizado, relacionando as principais ameaças cibernéticas do planeta.

O  general  Silva e Luna destacou que o projeto de defesa cibernética também  será importante no processo de atualização tecnológica das unidades geradoras, trabalho  que  já  está  em  andamento e deve se estender pelos próximos 14 anos. “O momento é oportuno e vamos avançar nesta direção”, disse, classificando a parceria com o Exército como “estratégica para Itaipu e para o Brasil”.

Ameaça global

O general Silva e Luna observou que a ameaça cibernética é hoje uma das maiores  preocupações em termos de defesa, não só do Brasil, mas de todas as forças armadas  modernas. Como exemplo, ele disse que o próprio Ministério da Defesa brasileiro, que ele chefiou até o ano passado, sofria (e rechaçava) ataques diários.

Para  o general Décio Luís Schons, a parceria entre Itaipu e Exército atende necessidades das duas instituições,  “visando  acima  de  tudo o interesse nacional e o bem comum”. “Acredito que exista sobre todos nós uma grande responsabilidade. Temos  que  fazer  tudo  o  que estiver ao nosso alcance para que isso (ataques cibernéticos) não aconteça. E, se acontecer, que estejamos preparados”, salientou.

Ainda  sobre o acordo com Itaipu, ele disse que se trata de uma parceria  “ganha-ganha”.  “Porque vai fazer tudo o que Itaipu necessita em termos de prevenção tecnológica, particularmente em relação a esses riscos cibernéticos.  E,  ao  Exército,  em  particular, vai dar a oportunidade de capacitação para o nosso pessoal.”

Origem: Click Foz

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.