Novas câmeras de monitoramento do trânsito em Piracicaba começam a funcionar

Listen to this article

Equipamentos serão utilizados tanto para detectar acidentes e organizar o trânsito como para identificar crimes que venham a ocorrer nas área monitoradas.

As 15 novas câmeras de videomonitoramento do trânsito em Piracicaba (SP) começam a funcionar nesta quinta-feira (5). Os equipamentos foram instalados nas principais ruas e avenidas da cidade e um dos objetivos é reduzir o número de mortes no trânsito, que aumentou 32% neste ano, na comparação com o mesmo período de 2018.

As imagens das novas câmeras são observadas em tempo real pelos funcionários da central de monitoramento. Dependendo do movimento de veículos os agentes pode, por exemplo, mudar o tempo dos semáforos para agilizar o trânsito. Os equipamentos foram instalados em postes a 15 metros de altura.

O secretário da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semuttran), Jorge Akira, explicou que essa tecnologia tem como finalidade a segurança e a organização do trânsito urbano, além da garantia da segurança dos munícipes e usuários do trânsito – com a redução dos congestionamentos, geração de informações on-line e estatísticas. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar poderão partilhar as imagens obtidas.

Segundo o secretário, já está em funcionamento um Painel de Mensagem Variável (PMV), que é utilizado para informar se há algum desvio ou operação, onde o motorista necessite ser avisado com antecedência, além de uma unidade móvel de monitoramento, com câmera localizada num extensor do veículo, e operador para auxiliar no monitoramento de grandes eventos.

Akira disse ainda que o objetivo é um melhor planejamento do tráfego, detecção de ocorrências de trânsito, redução de acidentes, maior qualidade e agilidade da fiscalização, através da gestão integrada.

Origem: G1

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.