MCTI inaugura centro para IoT e tecnologias 4.0

Listen to this article

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Centro Universitário Facens e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) acabam de inaugurar um centro voltado para internet das coisas (IoT) e tecnologias 4.0 em Sorocaba, no interior de São Paulo.

Através do Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0 Facens-MCTI, o objetivo é criar um local para demonstração prática de soluções em IoT em áreas definidas pelo ministério como prioritárias no Plano Nacional de Internet das Coisas.

Entre elas, estão cidades 4.0, saúde 4.0, agro 4.0, indústria 4.0, turismo 4.0 e educação 4.0.

A ideia é que o centro ofereça programas para a promoção do ensino, formação, popularização e divulgação da ciência e tecnologia no país com o engajamento da indústria, academia e governo.

Para Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, é papel do MCTI direcionar o uso da internet das coisas para a qualidade de vida do país e preparar a população a lidar com as tecnologias do futuro.

“Nós não podemos parar a tecnologia para manter os postos de trabalho, mas podemos preparar e requalificar os profissionais, assim como formar as novas gerações já adaptadas para esse novo cenário”, afirma.

Regiane Relva, coordenadora-geral do Smart Campus Facens, onde ficará o novo centro, acredita que a iniciativa é um grande passo que a instituição dá em direção à inovação e ao progresso tecnológico e sustentável.

“Nos sentimos muito honrados com esta parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e sabemos que todas as pesquisas e ideias desenvolvidas neste centro de referência nos darão mais oportunidades de trazer a educação hands on e de desenvolvermos projetos que integrem todos os atores de uma sociedade 5.0″, afirma.

Com 45 anos de atuação, a Facens oferece 14 cursos de graduação e 29 de pós-graduação, abrangendo áreas como engenharia, tecnologia, arquitetura e urbanismo, liderança e marketing digital.

Suas instalações estão em um espaço com mais de 100 mil m² e contam com mais de 50 laboratórios especializados, além de mais de 10 centros de inovação ligados ao IP Facens, instituto de pesquisa e desenvolvimento credenciado desde 2002 no MCTI.

Já o PTS é um espaço para que empresas, universidades e institutos instalem laboratórios de pesquisa para desenvolverem novos produtos ou serviços. Suas instalações estão em uma área de 1,8 milhões de m².

origem: https://www.baguete.com.br/noticias/03/05/2021/mcti-inaugura-centro-para-iot-e-tecnologias-4-0

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.