A importância das normas

Listen to this article

Uma pequena introdução as normas técnicas e entidades relacionadas.

Desde que o primeiro comitê técnico da International Organization for Standardization (ISO) foi instalado, para padronizar ranhuras em parafusos e assim evitar desperdícios de material e dinheiro na Segunda Guerra Mundial, a entidade não parou mais, lançando-se à normalização de produtos que hoje fazem parte do cotidiano da maioria dos habitantes do planeta, como cartões de crédito, teclado de computador e o sistema GSM de telefones celulares.

Por sinal, no Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas já se dedicava a esta atividade desde 1940 e nestes 67 anos tem oferecido enorme contribuição para o desenvolvimento do País. Em 2004, publicou a norma ABNT NBR 16001, que oferece requisitos para Sistema de Gestão de Responsabilidade Social, que reforçou sua indicação para coordenar, com a Suécia, a elaboração da futura norma ISO 26000.

Mas é a ISO que está no foco da reportagem escrita pelo jornalista Sam Knight e publicada na revista da organização britânica Prospect (www.prospect-magazine.co.uk). No texto, Knight resgata a história da ISO, apresenta seus objetivos e um recente desafio: a elaboração da norma internacional de Responsabilidade Social, que deverá ser publicada até o final de 2009. Para ler o texto, traduzido e divulgado no último dia 16 de março pelo UOL, clique no link:
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/prospect/2008/03/16/ult2678u154.jhtm

Origem: ABNT

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

[code]
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.'[/code]

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.