Chip de monitoramento eletrônico de pneus

Listen to this article

De 28 de abril a 03 de maio a Goodyear estará presente no Agrishow 2008 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, evento que acontece em Ribeirão Preto (SP) e é considerado um dos maiores do setor no Brasil. Os destaques da Goodyear na feira vão desde a nova Serie 600 de pneus para caminhões e ônibus, o Tire IQ, chip de monitoramento de pneus e as linhas radial agrícola Optitrac e Fortera, esta última específica para picapes e utilitários esportivos.

A Série 600 chega ao mercado brasileiro nas versões G658 para aplicação no serviço rodoviário e regional; G667, para uso exclusivo em eixos de tração; e G665, para aplicação no serviço urbano. Todas as versões já estão disponíveis na rede de Revendedores Oficiais Goodyear. Incorporando as mais avançadas tecnologias de produção criadas e testadas pela Goodyear, os pneus da Série 600 representam um salto de qualidade em relação ao que existe hoje no mercado.

Um dos diferenciais da linha é a introdução da inovadora tecnologia Duralife™, exclusiva da Goodyear, que representa um importante diferencial para os pneus da Série 600. Ela proporciona vida mais longa para os pneus, o que significa um grande benefício para frotas. Um importante avanço é o monitoramento da qualidade ainda mais preciso. “100% dos pneus da série 600 construídos passam por uma inspeção de raio-x para examinar a integridade estrutural em todas as áreas do pneu”, explica Eric Paquin, diretor de tecnologia de pneus da Goodyear América Latina. Soma-se a isso a utilização da tecnologia IMPACT, que traz enormes ganhos de qualidade e eficiência, por envolver a utilização de máquinas altamente automatizadas para integrar várias etapas do processo de produção.

Como resultado, os pneus têm maior uniformidade, proporcionando melhor dirigibilidade e um rodar mais regular e macio. Outras vantagens do uso dessa tecnologia são maior qualidade, melhor pegada no solo, vida útil mais longa da banda de rodagem e maior conforto ao dirigir. A nova configuração da carcaça é outro diferencial da Série 600. Ela é mais reforçada interna e externamente, permitindo aumentar o índice de recapabilidade do pneu.

Ainda no que diz respeito à carcaça, o novo desenho da região do talão proporciona maior facilidade nos processo de montagem e desmontagem, evitando danos à região e melhorando a dissipação do calor. Todos esses são fatores adicionais que influenciam diretamente na durabilidade do pneu. Cintas amortecedoras mais largas também se somam aos aprimoramentos efetuados na carcaça, melhorando o contato do pneu com o solo e reduzindo o desgaste irregular. Por fim, a linha conta também com bandas pré-curadas, para uso específico em cada pneu da Série 600.A Goodyear do Brasil, está disponibilizando no mercado o primeiro pneu com chip de monitoramento eletrônico do Brasil e lançado junto à Série 600.

Trata-se do sistema Tire IQ, uma tecnologia exclusiva da Goodyear que é capaz de armazenar e transmitir informações com precisão máxima sobre o status do pneu, possibilitando um controle total no gerenciamento de frotas. O Tire IQ já está disponível para comercialização e pode ser instalado tanto nos produtos da Goodyear – como na nova Série 600 de pneus radiais para caminhões e ônibus – como em outros produtos compatíveis do mercado.

Resultado de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior, o Tire IQ permite o acompanhamento de dados como quilometragem, posição e profundidade do sulco e pressão dos pneus, entre outras informações. Dois chips idênticos são instalados, na parte interna do pneu e dentro do veículo. “Esses chips viabilizam o armazenamento de dados em coletores especialmente desenvolvidos, e, posteriormente, são transmitidos para o software de controle de pneus Rodar System. Essas informações, atualizadas em tempo real, possibilitam o monitoramento de diversos indicadores de desempenho, além de fornecer a localização de cada pneu da frota”, explica Marcelo Mitre, gerente de serviços e pós-vendas às Frotas. A redução do custo operacional para as frotas é um dos principais benefícios proporcionados pelo Tire IQ da Goodyear.

“A tecnologia possibilita o acesso fácil a informações confiáveis sobre manutenção, reposição de peças, desgaste e pressão de ar, entre outras, dados que orientam uma correta tomada de decisão, reduzindo os gastos”, completa Mitre. A segurança é outro benefício, pois o sistema de gerenciamento eletrônico permite a rastreabilidade do patrimônio, no que se refere aos pneus. O Tire IQ é de fácil instalação e operação, com ferramentas e funcionalidades especialmente desenvolvidas para essa aplicação em pneus.

“A análise de todos os dados é feita diretamente na frota e a Goodyear fornece o treinamento para que seja feita essa leitura. Mas o sistema é extremamente simples de operar”, completa o gerente de serviços e pós-vendas às Frotas da Goodyear. Outro destaque da Goodyear na Agrishow é a linha radial agrícola Optitrac. Entre os diferenciais da linha, já consagrada no mercado, são os menores índices de compactação do solo reduzido e de patinagem, economia de combustível e durabilidade maior.

“Temos diversos estudos em pneus radiais Optitrac, desenvolvidos em parceria com alguns de nossos clientes, que nos forneceram dados como economia de até 7% no consumo de combustível e praticamente o dobro de durabilidade do produto mensurado em horas, tudo isso em relação aos produtos convencionais”, diz Rubens Campos, gerente Marketing Comercial. A linha Fortera, esta foi desenvolvida para o mercado de SUV (Sport Utility Vehicle) e picapes com a tecnologia ComfortredTM, uma camada extra-absorvente de revestimento e proteção, colocada entre a banda de rodagem e a cinta de overlay do pneu, que garante um amortecimento extra.

Estudos realizados pela Goodyear indicam que essa camada absorve melhor o impacto em pisos irregulares e apresenta, em média, um desempenho até 9% melhor se comparado aos demais produtos dessa linha disponíveis no mercado. As informações são da assessoria de imprensa da Goodyear do Brasil.

Origem: Agrolink

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

[code]
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.'[/code]

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.