Polícia conta com inteligência artificial para prever crimes na Itália

Listen to this article

Um algoritmo para previsão de crimes foi utilizado pela polícia de Mestre (uma pequena cidade que fica a 8km de Veneza, na Itália) para prender um ladrão da cidade em flagrante. Algo que poderia ter acontecido em Minority Report, mas já está saindo dos roteiros de ficção científica e fazendo parte da vida real.

O programa X-Law, criado pela polícia de Nápoles, é um sistema informatizado que utiliza algoritmos para determinar quais as probabilidades de, em uma determinada região e em uma determinada hora, ocorrer um crime. A polícia da cidade, que utilizava o sistema há apenas alguns dias, recebeu uma ligação de que havia ocorrido um arrombamento em um comércio da cidade, e chegou rapidamente no local, dando de cara com o criminoso que se dirigia ao caixa do estabelecimento para tentar roubar a loja. A polícia conseguiu chegar rapidamente ao local por causa do X-Law, que já havia avisado aos policiais da grande probabilidade de ocorrer um crime naquele bairro entre as 3h e 4h da manhã.

Elia Lombardo, criador do programa, conta que trabalhou durante 20 anos no desenvolvimento da tecnologia, que utiliza dados do sistema da polícia para calcular as chances de haver uma nova ocorrência. Isso acontece porque, segundo o inspetor, os criminosos costumam atuar sempre na mesma região e usando os mesmos procedimentos, o que os tornam previsíveis.

A cada meia hora, o sistema é atualizada com as últimas informações sobre crimes ocorridos na cidade e, com base nessas informações, define em quais regiões há a maior probabilidade de ocorrência de um crime nas próximas horas. O programa não só aumenta a eficiência da polícia como também contribui para com a diminuição de gastos da corporação: antes de utilizar o X-Law, a polícia da cidade percorria uma área de 125km por dia em suas patrulhas, e esse percurso foi diminuído para 23km desde a implantação do programa.

Ainda que seja uma novidade na Itália, esse não é o primeiro programa do tipo a ser usado pela polícia: desde 2017, a cidade de Chicago (EUA) utiliza um sistema semelhante para prever quando e onde acontecerá um tiroteio. Por enquanto, o X-Law está em fase de testes das províncias de Nápoles, Prato e Veneza, e caso se comprove seu sucesso ele poderá ser instalado em todas as cidades da Itália.

Origem: Canaltec

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.