O que é e como funciona a tecnologia IP para monitoramento

Listen to this article

Tecnologia IP para CFTV: O que é?

A tecnologia IP é o que há de mais inovador em monitoramento de ambientes. É usada para tráfego de dados em rede, com transmissão de voz, vídeo e outros. Esta tecnologia está presente em diversas formas em nosso dia a dia, como aplicativos para smartphones que realizam chamadas telefônicas, e-mails, e a própria internet. Aliado a isso, ela também permite melhorias e avanços em soluções em segurança.

As imagens em alta definição são o grande atrativo desse sistema, mas eles não param por aí. As vantagens se estendem a estruturas mais flexíveis, o que exige menos necessidade de manutenção. Conheça, a seguir, os principais benefícios e facilidades que a tecnologia IP proporciona.

Infraestrutura eficaz e vantajosa

Em projetos que exigem uma interação nativa com a internet, as câmeras IP apresentam recursos muito úteis — como a inteligência embarcada, por exemplo. Hoje já existem modelos de entrada que contam com componentes especiais, justamente para torná-los mais atrativos para quem deseja fazer melhorias no seu projeto.

Câmeras IP requerem a estrutura de rede que já é muito utilizada em grandes empresas e organizações públicas e privadas.

Câmeras mais inteligentes

As câmeras IP têm como atributo importante a inteligência que pode ser aplicada a diversas situações. Existem vários tipos de configuração que ajudam a aperfeiçoar o monitoramento, como:

  • Leitura automática de placas de veículos;
  • Detecção facial;
  • Reconhecimento facial;
  • Contagem de pessoas;
  • Mapa de calor;
  • Smart tracking

Outro grande benefício fica por conta da instalação, que é mais facilitada no sistema IP. O mesmo tipo de cabo usado na conexão do computador à internet (UTP) pode ser aplicado num CFTV IP, dispensando a necessidade do cabo coaxial.

Também é possível fazer conexões por meio de fibra óptica e até links via rádio. Este último exemplo é especialmente útil em situações como a de elevadores, em que a câmera instalada dentro da cabine, por vezes, deixa de funcionar porque o cabo ao qual está conectada se rompeu por conta do movimento da máquina. A solução aí seria a instalação de um transmissor e um receptor de modo que a necessidade dos fios fosse eliminada.

Para conhecer mais soluções para monitoramento eletrônico baseadas na tecnologia IP, acesse agora o nosso site. Aproveite e leia mais sobre este assunto no nosso blog.

origem: Intelbras

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.