Monitoramento por câmeras inteligentes solucionou duas ocorrências policiais nesta quarta-feira, em Manaus

Listen to this article

Cerco Inteligente de Videomonitoramento utilizou dados de veículos em dois casos registrados

 

Como resultado do investimento em inteligência pelo programa Amazonas Mais Seguro, duas ocorrências policiais foram solucionadas, nesta quarta-feira (1º/9), com o auxílio de câmeras de monitoramento inteligente, anunciadas pelo governador Wilson Lima em julho deste ano. Dois veículos foram recuperados após serem identificados no sistema, que faz o processamento de dados e a pesquisa de informações em tempo real.

Um homem foi preso em um veículo roubado, de modelo Oroch, cor vermelha e placas PHI-9155. O indivíduo armado foi encaminhado para o 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Outra ocorrência diz respeito a um foragido que havia sido condenado em regime fechado. Ele foi capturado por policiais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e conduzido para a Central de Recebimento e Triagem (CRT), antes de ser levado a uma unidade prisional.

De acordo com o chefe do Departamento de Tecnologia do CICC, major Marco Gama, as duas ocorrências puderam ser resolvidas pelo Cerco Inteligente de Videomonitoramento. Ele explica que o objetivo é instalar cerca de 500 câmeras de segurança em toda a cidade, aumentando a eficácia nas operações.

“No sistema, o veículo passa pelos pontos de coleta e automaticamente alerta aqui no nosso Centro de Operações a restrição do veículo de roubo, furto e até mesmo mandado de prisão do proprietário do veículo. Verificamos a viatura mais próxima e já demanda para fazer a abordagem, para ver se realmente é a pessoa que está com restrição ou o veículo que está com restrição”, explicou.

Ainda conforme o chefe do departamento, o sistema de câmeras identifica veículos furtados, roubados, clonados, em restrição, além de realizar uma série de análises que ajudam a esclarecer um delito.

 

“Com certeza representa não só a segurança de tirar da população um criminoso, mas também a segurança, porque sabe que agora a cidade está monitorada. Vale ressaltar que não são pessoas que a gente monitora, são veículos que têm restrição de roubos, furtos e outros tipos de delito”.

Cerco Inteligente de Videomonitoramento – O Cerco Inteligente de Videomonitoramento é uma das novidades do programa Amazonas Mais Seguro, lançado pelo governador Wilson Lima. Ao todo, serão instaladas 500 câmeras em pontos estratégicos de Manaus. Com o projeto, o governo amazonense está aplicando recursos da ordem de R$ 34,7 milhões.

origem: Monitoramento por câmeras inteligentes soluciona duas ocorrências policiais nesta quarta-feira, em Manaus (amazonas.am.gov.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

 

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.