Salvador: 1.200 novas câmeras inteligentes para a segurança pública e região metropolitana

Listen to this article

A partir desta terça-feira (14), 1.200 câmeras de reconhecimento facial, de placas e de análise situacional entram em operação em Salvador e região metropolitana, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Os novos equipamentos ampliam a cobertura do sistema de monitoramento na capital, que já contava com 300 unidades e ajudou a retirar 256 criminosos das ruas desde a implantação do piloto em 2018.

O governador Rui Costa acompanhou o início das atividades do serviço no Centro de Operações e Inteligência da SSP, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Segundo Rui Costa, o projeto busca o que há de mais moderno para a comunicação e a atuação das Polícias.

“Utilizamos um sistema de inteligência artificial para o monitoramento de lugares estratégicos, incluindo locais onde têm escolas, hospitais, estações de transbordo, entre outros. Estão convidados, portanto, a participarem e se incorporarem a esse sistema as associações empresariais, comerciais e de condomínios. A tecnologia garante um novo pensar e planejar da ação policial militar ostensiva e da ação de inteligência da Polícia Civil nas investigações de crimes e no planejamento preventivo”.

Além da ampliação dos pontos com reconhecimento facial e de placas veiculares, a chegada dos equipamentos possibilita que o sistema de monitoramento ofereça a modalidade de análises de situações e comportamentos realizadas através de softwares.

O superintendente de Telecomunicações da SSP, tenente-coronel Renato Lima, explicou como é realizado o trabalho na prática. “O sistema é inteligente e envia alertas a partir de situações predefinidas aos centros de monitoramento, onde os analistas avaliam e enviam o recurso, uma viatura, para fazer aquele atendimento”.

Além do aumento dos espaços sob cobertura do videomonitoramento inteligente, o Vídeo-Polícia também estabelece avanços na comunicação, com a disponibilidade de uma faixa exclusiva dedicada à Segurança Pública, através da tecnologia LTE (Long Term Evolution).

A nova tecnologia permite ainda a gravação e transmissão de imagens, áudios e vídeos gerados pelos próprios aparelhos. Haverá terminais similares instalados nas viaturas de Salvador e da região metropolitana.

origem: Governo inicia operação de 1.200 novas câmeras inteligentes para a segurança pública em Salvador e RMS – Portal Gov Bahia

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.