Ambiente Java

Listen to this article

Publicado por mpperes em 23-Jan-2007 22:20 (5894 leituras)

Alguns sistemas de CFTV utilizam scripts baseados na linguagem Java, a qual é uma tecnologia alternativa ao ActiveX para acesso aos recursos e componentes avançados do computador via rede TCP/IP sobre navegadores Web.

Ambiente Java
Ambiente Java

É uma linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida na década de 90 pelo programador James Gosling, na empresa Sun Microsystems, sendo esta empresa a proprietária da sua principal versão, mas apesar disso possui uma ampla aceitação no mercado e tem também um grande potencial de aplicação, permitindo a execução de praticamente qualquer tipo de aplicação.

Uma curiosidade sobre a linguagem Java, é que o nome foi dado em homenagem a uma marca de café, que é extremamente útil em ambiente de produção para manter os programadores acordados, mas como a marca do café já era registrada, resolveram então homenagear a ilha de Java que na época era o local onde o mesmo era fabricado.

A linguagem Java é uma linguagem de programação extremamente poerosa e diferentemente da maioria das outras linguagens tem grande portabilidade e compatibilidade com diferentes plataformas. Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo do computador, a linguagem Java é compilada para um “bytecode” onde é executada por uma máquina virtual. Desta forma os sistemas baseados em aplicativos Java normalmente podem rodar em Sistemas Operacionais Windows, Linux, Apple, Unix, etc.

Até algum tempo atrás o Java Run-Time era um componente que acompanhava o Windows e já estava integrado ao Internet Explorer, mas atualmente devido a problemas entre as licensas da Microsoft e da Sun a linguagem não acompanha mais o Windows, e apesar de ser um componente gratuito, deve ser instalado separadamente. Nos demais sistemas operacionais como Linux, Free-BSD, etc, também é necessária a instalação das rotinas Java. Graças a portabilidade da linguagem Java, um dispositivo que tenha funcionalidade com seus scripts pode teoricamente ser acessados por qualquer navegador, seja Mozilla Firefox, Opera, Netscape ou até mesmo o Konqueror do Linux sem praticamente nenhum problema de compatibilidade.

Alguns exemplos práticos de sistemas com possibilidade de acesso remoto via Java Run Time são o sistema de captura Geovision e os DVRs stand Alone linha EDSR da Everfocus. Os sistemas de CFTV com conexão baseada em Java tem uma boa velocidade de carregamento e de atualização, porém tem recursos um pouco mais limitados que os oferecidos pelo Active-X.

Para instalar o Java em uma máquina é necessário acessar o site http://www.java.com/pt_BR/ e fazer a instalação manualmente, conforme mostrado abaixo:

Instalação da VM Java
Instalação da VM Java
Instalação da VM Java
Instalação da VM Java

Para Habilitar o Java:

– Abra o Painel de Controle a partir do menu Iniciar do Windows

Configuração da VM Java
Configuração da VM Java
Configuração da VM Java
Configuração da VM Java

– Clique em Opções da Internet

– Na janela de Opções da Internet clique na aba Segurança.

– Na aba Segurança, na parte de baixo clique em Nível Personalizado.

Dentro da Janela de Configurações de Segurança no Nível Personalizado, Role o cursor até o ítem Scripts. Configure as seguintes opções:

Na janela de Opções da Internet clique na aba Segurança.
Na aba Segurança, na parte de baixo clique em Nível Personalizado.

Clique para ver a Imagem original em uma nova janela

Dentro da Janela de Configurações de Segurança no Nível Personalizado, Role o cursor até o ítem Script. Configure as seguintes opções:
Permitir operações de colagem através de script: Ativar
Scripts Ativos: Ativar
Scripts de miniaplicativos Java: Ativar

Clique para ver a Imagem original em uma nova janela

Dentro da Janela de Opções da Internet, Acesse a aba de opções Avançadas:
Na Opção Java (Sun):
Ative Use JRE 1.5X for Citando:

[applet]

Será necessário reiniciar o navegador.

Após as alterações no nível de segurança e opções avançadas é necessário reiniciar todas as instâncias (Janelas) do Internet Explorer, para que as novas configurações tenham efeito. Sendo em alguns casos mais críticos nessário reiniciar o computador.

Conclusão

Além das vantagens da portabilidade entre diferentes sistemas operacionais, e grande capacidade de processamento e desenvolvimento, a linguagem Java se destaca também pelo seu nível elevado de segurança, pois a possibilidade de ser quebrado e ser infectado por vírus ou códigos maliciosos é bem pequena. Tanto que a maioria das aplicações bancárias são baseadas em Java.

Este artigo aborda uma linha geral de configuração, feita em relação aos principais sistemas do mercado, portanto podem haver variações de acordo com as configurações de acesso a Applets Java do navegador, e podem existir diferenças conforme o modelo do sistema e o fabricante. O ideal é consultar o manual de instruções do equipamento e ajustar as configurações conforme as indicações e recomendações do próprio fabricante ou distribuidor.

Sobre o Autor:

Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie este artigo, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim: mpperes@guiadocftv.com.br

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Java_%28 … _programa%C3%A7%C3%A3o%29

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.