Proptech

« Back to Glossary Index

A tecnologia das propriedades, ou Proptech (Property Technology) descreve o conceito da aplicação de novas tecnologias para tornar o uso, a venda e o aluguel de imóveis mais eficientes. Essas novas tecnologias permitem ajudar tanto os compradores, vendedores e proprietários a melhorar suas jornadas imobiliárias e de uso da propriedade muito mais efetivas, econômicas e interessantes.

A Proptech pode ajudar a reduzir custos, aumentar a transparência e a eficiência das operações, melhorar a comunicação entre as partes interessadas, aumentar a segurança e aprimorar a experiência do usuário. Esta tecnologia pode ser usada para acompanhar o progresso do projeto, monitorar os custos, monitorar a qualidade e a eficiência, gerenciar os recursos e aumentar a segurança. Possibilita ajudar a reduzir o atrito ao longo de todo o processo imobiliário, tornando-o mais ágil e eficiente. Algumas das principais tecnologias usadas na Proptech incluem inteligência artificial, big data, análise preditiva, drones, blockchain, realidade aumentada e Internet das Coisas.

Essas tecnologias podem ajudar a melhorar a segurança, aumentar a transparência e tornar mais fácil para os proprietários e inquilinos encontrarem-se. A Proptech também pode ajudar a reduzir o custo de propriedade, melhorar o gerenciamento de imóveis, aumentar o valor da propriedade e reduzir o desperdício de energia. Esta tecnologia está se tornando cada vez mais popular e tem o potencial de transformar a maneira como o mercado.

Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/Property_technology

https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/o-que-e-proptech

 

 

 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.