Sinal Balanceado

« Back to Glossary Index

Utilizado amplamente na área de CFTV, permite a transmissão de sinais de vídeo através de cabos de pares trançados, tem se tornado uma ótima opção para transmissão de médias e longas distâncias.

Tem o nome de “balanceado” porque o sinal é transmitido através dos dois cabos de par trançado paralelos que ficam expostos igualmente à interferência externa; dessa forma, quando esse sinal chega ao ponto de recepção o ruído pode ser facilmente cancelado pela retirada do sinal de diferença entre os sinais dos dois cabos.

Método de transmissão de video, áudio, sinais modulados ou dados seriais, usualmente usado através de cabos com pares trançados, com sinais convertidos através de Baluns. Consiste de dois sinais iguais porém com polaridade oposta sendo transmitidos através de dois condutores.

Veja também Field-Bus, RS-485, RS-422.

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.