Transformação da vigilância por vídeo para segurança na indústria de mineração

Listen to this article

As soluções de videomonitoramento são uma tecnologia que auxilia na mineração, além do cuidado perimetral, serve para o cuidado das pessoas, por isso se tornou um elemento transformador de segurança para esse setor.

De acordo com a Axis Communications, “o pessoal que trabalha em minas pode estar exposto a vários perigos, como exposição a substâncias tóxicas, explosões, deslizamentos de terra e acidentes com máquinas pesadas”, daí a importância para este setor de implementar medidas de segurança eficazes.

Por isso, a marca sugere que as mineradoras adotem ações preventivas para garantir a segurança e a saúde de seus trabalhadores.

“Isso inclui fornecer treinamento adequado, equipamento de proteção pessoal, ferramentas seguras e monitoramento constante de perigos potenciais. A implementação de medidas de segurança eficazes pode reduzir significativamente os riscos para seus funcionários e criar um ambiente de trabalho mais seguro.”

Sabe-se que o setor de mineração atualmente é altamente regulamentado, mas como indica a Axis “você sempre pode ir além e pensar nos detalhes que tornarão o ambiente de trabalho mais seguro para todos”.

Ferramentas como soluções de videomonitoramento e sensores são fundamentais para monitorar e gerar alertas em caso de emergências ou quando o pessoal não utiliza os equipamentos de proteção necessários, melhorando a segurança em outros níveis, além da proteção contra intrusos.

Como mostrou um infográfico da Axis Communications, a vigilância por vídeo na indústria de mineração tem 4 desafios. Como é (1) garantir a segurança e proteger a saúde dos trabalhadores; (2) resistir à exposição a poeira e temperaturas extremas que podem afetar o desempenho das soluções de segurança; (3) movimentos no ambiente de trabalho que desestabilizam as câmeras; (4) pouca visibilidade em ambientes subterrâneos devido à falta de luz.

Proteção de pessoas
Na indústria de mineração, a proteção de pessoas deve ser sempre o foco principal, garantindo sua saúde e segurança em todos os momentos. Porém, essa tarefa pode ser complicada devido a diversos fatores, como resíduos de poeira que podem afetar a qualidade do ar, além de acidentes que podem ocorrer a qualquer momento.

Por isso, a prevenção torna-se um eixo primordial muitas vezes negligenciado. Embora essas ferramentas possam fornecer imagens no momento, é importante ter em mente que a verdadeira proteção das pessoas depende da implementação de medidas preventivas adequadas, que minimizem os riscos e evitem situações perigosas.

É fundamental que as mineradoras tenham um aliado tecnológico chave cujas soluções de videomonitoramento não se limitem apenas ao monitoramento, mas sejam resistentes aos ambientes, utilizando análises e imagens de qualidade para alcançar uma estratégia de prevenção adequada. Provedores como a Axis Communications são ideais por ter uma ampla gama de soluções de videomonitoramento, analytics e até sistemas de áudio em rede que juntos permitem não só prevenir, mas atuar em tempo real antes de qualquer eventualidade.

A análise integrada aos dispositivos Axis é tão avançada que pode até ajudar a detectar se um dos trabalhadores da mina não está usando os elementos de segurança corretamente; Se você não colocou o capacete e pretende entrar em uma área potencialmente perigosa. Eles também detectam e alertam em tempo real se uma obra sofre um acidente ou se entra em uma área restrita. Desta forma, garante-se a segurança e saúde dos trabalhadores.

Desafios e soluções na mineração
A mineração pode ser desenvolvida tanto no subsolo quanto na superfície, porém o subsolo pode apresentar um grande desafio em termos de visibilidade que pode ter dentro da mina, mais do ponto de vista de quem monitora o videomonitoramento. Os desafios são apresentados por possíveis obstruções e pelos movimentos que podem ocorrer no ambiente.

São necessárias soluções de vigilância por vídeo que possam se adaptar e superar os desafios apresentados pelo ambiente, como os presentes na Axis. Soluções que possuem, por exemplo, carcaças que as tornam mais resistentes a temperaturas extremas e duráveis ​​ao longo do tempo. Hoje, a tecnologia dessas soluções permite detectar quando uma nuvem de poeira é criada e gerar um alerta, pois isso pode representar um risco à saúde e à visibilidade dos operadores.

Outro desafio constante é o movimento que pode ocorrer em uma área de mineração e, portanto, as câmeras que o monitoram devem ter um estabilizador adequado. Desta forma, garante-se uma imagem nítida e não um correr que prejudique a análise e visibilidade do espaço.

Vantagens para o setor
O setor de mineração é um dos mais importantes da América Latina, segundo relatório da CEPAL, já que contribui com cerca de 10% do PIB da região e 45% das exportações. Um dos países mais relevantes para este setor é o México, que segundo o governo mexicano a receita deste setor representa 2,3 pontos do PIB do país.

É tão importante que em 2022 a Lei de Mineração foi alterada para designar as reservas de lítio do México como parte de seu patrimônio nacional. O fato deste setor ser tão relevante na região reforça a ideia de que ele deve ser protegido, e que as empresas que cuidarem corretamente de sua segurança terão uma vantagem competitiva.

“Com nossas soluções de videomonitoramento, buscamos que cada empresa do setor de mineração tenha uma vantagem como a redução de custos, evitando incidentes e gerando estratégias de manutenção na produção para que não pare desnecessariamente”, disse Alejandro Aguirre, gerente comercial do México, Central América e Caribe no Eixo.

Por fim, uma vantagem adicional à segurança é a eficiência que pode ser alcançada nos processos. Que uma solução de videomonitoramento identifique o desgaste de uma máquina e recomende sua manutenção ajuda a planejar com antecedência e que essa manutenção ocorra no momento certo, onde seja gerado o menor prejuízo ao processo da mina.

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.