Formag’s: novo parque gráfico tem CFTV IP e outras tecnologias

Listen to this article

Com o objetivo de setornar uma gráfica-padrão em atendimento e tecnologia, a Formag´s(http://www.formags.com.br),fundada em 1990, construiu sua atual planta industrial, em área deaproximadamente 5.000 metros quadrados, na cidade de São Bernardo doCampo-SP.

Emoperação desde outubro de 2009, o parque gráfico foi projetadopara atender todas as necessidades conceituais da empresa e domercado. "Tudo foi cuidadosamente selecionado, desde a aquisiçãode materiais de construção até a coleta seletiva de lixo, descarteadequado de aparas, resíduos químicos e treinamentos paraconscientização dos funcionários,também contamos com a parceriada Heidelberg, empresa líder mundial em equipamentos gráficos, queacreditou no projeto desde o princípio", explica Alexandre TopinMiranda dos Reis, diretor administrativo da Formag’s.

Além decontar com tecnologia de ponta em equipamentos gráficos, a empresaoptou pela instalação de tecnologias de última geração tambémno que diz respeito à segurança patrimonial e dos clientes eserviços que executa, pois "trabalhamos com informaçõesconfidenciais dos clientes e eles precisam ter certeza do bom usodessa informação", explica Marco Costa, gerente de TI. Para isso,projetou rede física de voz e dados com 340 pontos Categoria 6, comtecnologia Tyco AMP NetConnect, e um sistema de CFTV IP, ambos commateriais fornecidos pelo Grupo Policom®, da mesma forma que o rackTop Solution do centro de controle e o software Digifort, que faz agestão do sistema de CFTV.

Aprimeira fase do sistema de CFTV, já concluída, conta com 20câmaras com tecnologia IP, da Pelco, e atende as áreas depré-impressão, expedição, acabamento, dados variáveis,almoxarifado, recebimento, entrada de funcionários, guarita e pontosde entrada e de movimentação. Quando concluído, o sistema estaráequipado com 48 câmeras.

Costaexplica que o sistema de CFTV em operação permite aos clientes oacesso remoto para visualização do trabalho em desenvolvimento eprodução. A gravação das imagens é feita em um servidor dedicadocom 6 Terabyte de capacidade. A energia elétrica necessária aofuncionamento das câmeras é gerada por midispans Micronet POE(Power over Ethernet), também fornecidos pelo Grupo Policom. Comisso, não houve investimento em infraestrutura elétrica para cadacâmera, reduzindo os custos de implementação e de manutenção dosistema.

Outrastecnologias de ponta também foram instaladas na fábrica daFormag’s, como telefonia IP, que recebe energia dos switchesMicronet, e o sistema de controle de acesso por biometria, que rodana rede Categoria 6 e é integrado com o sistema de CFTV, ou seja,quando o funcionário passa um cartão ou passa por uma catraca, suamovimentação é registrada pelas câmeras registram em tempo real.

Nosambientes externos foram utilizados câmeras SARIX Day-Night emcaixas de proteção IP 66, devido à baixa luminosidade do ambienteexterno durante a noite e à necessidade de alta resolução deimagem. A caixa utilizada é lançamento da Pelco para 2010: o modeloEH1512MT, que tem, como principais diferenciais, design arrojado emaior facilidade na instalação e manutenção por oferecer umsistema de abertura da caixa através de parafusos que não sedesprende do produto e dispensa ferramentas. Nos ambientes internosforam utilizadas câmeras minidome SARIX modelos IMS010C e SpectraMini PTZ para visualização geral da fábrica, soluções que secaracterizam pela alta resolução de imagem.

A escolhados materiais e dos equipamentos, de acordo com o gerente de TI daFormag’s ,foi baseada "em performance de transmissão dasinformações, que compreende velocidade, disponibilidade eestabilidade. Além disso, buscamos tornar a rede visualmentediferenciada por tecnologia, de modo a facilitar o acesso, asalterações de layout e as futuras ampliações. Para isso,utilizamos patch cords em cores diversas, segmentos por tecnologiaatendida".

Por suascaracterísticas, o projeto desse novo parque industrial da Formag’s,consolida a posição da gráfica. "Nosso novo prédio é oresultado do investimento em alta tecnologia, prática de açõesamigas da natureza e a conquista da parceria de fornecedores.Acreditamos que o resultado beneficia o bem-estar das atuais efuturas gerações. Reduz desperdícios, aumenta a qualidade eprodutividade da Formag’s e, por consequência, a credibilidade daempresa, fortalecendo a relação de confiança com clientes efornecedores", garante o diretor administrativo da Formag’s.

 

Sobre o Grupo Policom

Fundado em1995, o Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br)é líder no mercado nacional de distribuição de produtos paraCabeamento Estruturado, direcionados a aplicações de dados, voz,vídeo e controles prediais, dos principais fabricantes do mercado,reconhecidos internacionalmente.

Com sedena capital paulista, é formado pelas empresas Policom Cabos eConectores (São Paulo-SP), Policom Telecomunicações (Rio deJaneiro-RJ), Paris Cabos (São Paulo-SP), Policom Paraná(Curitiba-PR) e Policom RS (Porto Alegre-RS), mantendo representantesregionais em outras capitais brasileiras.

Contandocom estrutura logística em condições de atender a todo oterritório nacional, o Grupo Policom oferece suporte técnico ecomercial aos seus clientes. O seu corpo de profissionais participaconstantemente de cursos ministrados pelos fornecedores e parceiros,mantendo-se atualizados para orientar corretamente os clientes comrelação às melhores soluções de conectividade. Atualmente, oGrupo Policom conta com aproximadamente 160 colaboradores.
 
 
Origem: Katia Penteado – Vetor Comunicação
 
 
Engº Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.