Cisco lança solução para monitoramento de bancos

Listen to this article
Além de minimizar a ação de criminosos, o equipamento pode ser utilizado pelo Business Inteligence do banco permitindo acúmulo de informações de imagens de clientes que frequentam as agências

A Cisco apresentou, no último Ciab Febraban 2011, o Physical Security, ou Segurança Física, solução de vídeo vigilância inteligente que pode minimizar a ação de criminosos nas agências bancárias. A ferramenta, segundo a Cisco, também pode ser utilizada pelo Business Inteligence do banco, pois permite acúmulo de informações de imagens de clientes que frequentam agências e caixas eletrônicos. A solução também facilita a captura, transmissão, visualização e gravação de arquivos de imagem seja por vídeo analógico ou IP.
Para o gestor de vendas verticais da companhia, Rodrigo Gonsales, ao sair do controle analógico para uma plataforma eletrônica baseada em IP, a solução muda o conceito da vigilância nos bancos. “Por estar em uma plataforma IP, todas as imagens poderão ser armazenadas em uma central de vigilância de um banco. Considerando o grande número de câmeras instaladas em banco que tiver, por exemplo, 1,5 mil agências, o acompanhamento de cada imagem é impossível, por isso há um sistema de alarmes que avisam quais câmeras de vigilância estão captando movimentos suspeitos nos caixas eletrônicos”, explica. 

Segundo o executivo, o banco pode determinar que o alarme seja acionado se uma pessoa ficar cerca de 10 segundos parada em frente ao caixa eletrônico. Os responsáveis pela segurança poderão ser avisados com um alarme sonoro por rádio ou até por e-mail, se o profissional não estiver presente na central. Gonsales informou ainda que o vídeo vigilância inteligente pode também ser utilizado em outras áreas dos bancos. “As imagens geradas pela câmera digital permite identificar os clientes em real time e possibilita atendimento personalizado ao cliente que vai utilizar um caixa eletrônico” esclarece. Além do reconhecimento, a solução também pode capturar os movimentos dentro de uma agência, gerando informações como tempo de espera em fila, quantidade de clientes que entram no local e etc. 
 
 
Origem: Revista IP
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.