Teresina vai ganhar mais vinte câmeras de segurança nas ruas

Listen to this article

A última fase do projeto "Guardião Eletrônico" será implantada até novembro, quando serão instaladas mais 20 câmeras de segurança em Teresina.

Os equipamentos serão distribuídos no Centro da cidade, além das zonas Norte e Leste. "Na semana passada a empresa responsável realizou uma análise técnica e a previsão é finalizar essa etapa até novembro. Hoje já trabalhamos com 10 câmeras e com essa etapa será finalizada a implantação do sistema de monitoramento eletrônico da cidade", afirmou o Capitão Edson Júnior, da Polícia Militar. O sistema começou a ser implantado em outubro do ano passado. As imagens gravadas pelas câmeras seguem para uma Central, instalada no Quartel da Polícia Militar.

"Gerenciamos as imagens e quando identificamos alguma ocorrência comunicamos ao Copom (Central de Operações Policiais)", disse. Segundo o capitão, as câmeras já registraram – há três meses – uma tentativa de homicídio, onde as imagens capturadas ajudaram a identificar os envolvidos. "O fato aconteceu num bar, onde dois indivíduos numa moto pararam e dispararam vários tiros. Por sorte eles não conseguiram atingir a vítima", relatou. Além disso, as câmeras identificam os acidentes e atropelamentos ocorridos nas proximidades.

O sistema ainda deve ganhar um novo software capaz de identificar as placas dos veículos com precisão. "Dessa forma, se o veículo estiver irregular será emitida a multa e se ele for resultado de furto a polícia será acionada. O software ainda vai passar por alguns testes antes de ser implantado", explicou. As câmeras funcionam 24 horas e hoje elas têm uma capacidade de 50 Gigabytes, que dá para armazenar imagens gravadas durante três dias "Teremos câmeras com capacidade de 10 Terabytes, equivalente a 10 mil Gigabytes. Na prática, dá para armazenar imagens gravadas durante 30 dias", disse o capitão Edson. O projeto total está orçado em R$ 1,3 milhão e os recursos são repassados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A polícia prefere não divulgar os locais onde as câmeras serão instaladas.

O PROJETO – O Guardião Eletrônico é um sistema de monitoramento eletrônico realizado através de câmeras instaladas na capital. As câmeras têm um alcance de até 600 metros, com uma visualização horizontal 360º e vertical 220º, com re-sistência a disparos e chuvas. Dez câmeras já estão instaladas de um total de 30 câmeras, que farão um monitoramento em toda Teresina. Pontos de entrada e saída da cidade serão cobertos, como também as pontes, rotas de fuga, principais pontos de caminhada e principais avenidas. De acordo com a Polícia Militar do Piauí, uma câmera faz o que aproximadamente dez policiais no serviço de policiamento ostensivo faria, devido ao ângulo de visão do equipamento.

 

(Jornal Diário do Povo/PI – 04/08/2011) 
 
 
Origem: Clipping ABESE
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.