Monitoramento garante segurança para passageiros de complementares

Listen to this article

Botão de pânico é acionado em média 150 vezes por dia e quatro mil vezes por mês

Quatro pessoas, três homens e uma mulher, foram presas em flagrante com mais de um quilo de maconha dentro de um micro-ônibus da linha União dos Palmares/Maceió neste mês de agosto, em Rio Largo. No ano passado, um veículo complementar novo e sem seguro foi recuperado minutos após ser roubado na região do Agreste. No mesmo período, em outra linha, não só o carro foi localizado, mas os assaltantes foram presos ainda dentro do veículo.

O que esses casos têm em comum? Os três veículos integram o Sistema Rodoviário Intermunicipal de Passageiros Complementar de Alagoas, composto por cerca de 1.200 transportadores licitados, e estão dotados de rastreadores GPS e botão de pânico, sendo acompanhados em tempo real pelo Sistema de Monitoramento de Transporte (SMT) da Agência Reguladora de Serviços Públicos, Arsal.

Pioneiro no Estado, o serviço foi implantado em novembro de 2013, inicialmente de forma educativa, apenas com advertências verbais. Somente a partir de julho de 2014 os Autos de Infrações (AIs) começaram a ser aplicados.

Desde então os números são consideráveis: o botão de pânico é acionado em média 150 vezes por dia e quatro mil vezes por mês. Deste número mensal, apenas em 50 casos as ocorrências são confirmadas, resultando em prisões, apreensões e na confecção de Boletins de Ocorrência. “Ainda ocorrem muitos acionamentos acidentais e alarmes falsos, mesmo assim, todas as chamadas são checadas”, explicou Jariane Karina, responsável pelo SMT da Arsal.

O presidente do Sintrancomp destacou que o sistema trouxe vários resultados positivos para a categoria, a exemplo da recuperação de um carro roubado em Rio Largo, além da prisão em flagrante de assaltantes e pessoas com drogas dentro dos veículos. “O custo do serviço, se comparado ao benefício que ele traz, é pouco”, disse, se referindo à instalação do equipamento – R$ 100 pagos uma só vez – e a mensalidade de R$ 80. O serviço não é cobrado no caso de transferência do equipamento para outro veículo.

Origem: http://www.tribunahoje.com/noticia/152435/cidades/2015/08/22/monitoramento-garante-seguranca-para-passageiros-de-complementares.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’  

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.