Por segurança, FIA testará nova câmera em treino livre

Listen to this article

Para obter mais dados do efeito dos acidentes nos pilotos, entidade colocará nova câmera virada de frente para os capacetes

A FIA pretende testar nas próximas corridas uma nova câmera virada para o capacete dos pilotos. O objetivo da novidade é ajudar nos estudos para a prevenção de ferimentos na cabeça.

A câmera, que substituirá uma já existente, irá gravar em 400 quadros por segundo – o que é 16 vezes melhor do que a tecnologia utilizada atualmente. Com isso, irá fornecer mais informações dos acidentes e seus efeitos nos pilotos em sua busca por melhorar a segurança.

“Nós temos já há um bom tempo arquivos de acidentes, o que tem sido útil. Mas é claro, tudo está velocidade baixa e não mostra o que acontece com o piloto durante os milissegundos em que ocorre o impacto”, disse Andy Mellor, assessor técnico do Instituto da FIA.

A empresa italiana Magneti Marelli vem desenvolvendo uma câmera da F1 – muito menor e mais leve do que as câmeras atuais de alta velocidade – há um ano. A nova unidade tem cerca da metade do tamanho de um celular e será crucial para o entendimento de incidentes como o de Fernando Alonso durante os testes de pré-temporada, em Barcelona. Ela também grava dados na telemetria dos carros em tempo real.

“Temos estudado o conceito das câmeras de alta velocidade já há muitos anos, mas, até agora, a tecnologia não havia sido suficientemente desenvolvida para esta aplicação”, disse Mellor.

Acredita-se que a FIA teste a nova câmera em treinos livres antes do final da atual temporada.

origem: http://br.motorsport.com/f1/news/por-seguranca-fia-testara-nova-camera-em-treino-livre/

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.