Insegurança faz Univali reforçar monitoramento e iluminação no campus de Itajaí

Listen to this article

Os frequentes assaltos a estudantes no entorno do campus da Univali em Itajaí fizeram com que a universidade ampliasse o número de câmeras de monitoramento e reforçasse a iluminação na parte externa dos blocos acadêmicos. Também está sendo construída uma base elevada para abrigar as viaturas da Polícia Militar durante policiamento na região.

As novas câmeras começaram a ser instaladas em janeiro e totalizam cerca de 200 pontos de vigilância no campus. O procurador-geral da Fundação Univali, Vilson Sandrini, explica que para ampliar a segurança dos alunos também há uma central de monitoramento 24 horas e um arquivo com as filmagens feitas pela universidade.

– Estamos em fase de conclusão da iluminação externa e da base elevada para as viaturas da PM próximo ao primeiro portão do campus e início do bairro Nossa Senhora das Graças. Isso vai aumentar a sensação de segurança dos alunos – afirma.

Apesar do reforço, Sandrini garante que apenas ocorrências pontuais foram registradas dentro campus. Por isso, a nova iluminação deve beneficiar ainda os pontos de ônibus do lado externo, já que os postes ficarão próximos ao muro da universidade. As melhorias devem ser concluídas entre 30 e 40 dias.

– Dentro da universidade ocorreram apenas casos pontuais de furtos, que não se comparam às ocorrências registradas fora do campus – completa.

Além disso, Sandrini relata que a Univali firmou um convênio com a Polícia Militar para que estagiários façam o trabalho administrativo na corporação e possam liberar policiais para atuar nas ruas.

A Polícia Militar admite que o entorno da universidade é uma área considerada crítica em função do grande fluxo de estudantes. Para o cabo Alexandre Jordão Frankenberger, do 1º Batalhão da PM, a proximidade com o bairro Nossa Senhora das Graças também influencia no número de ocorrências de roubos e furtos.

– Ali residem vários criminosos e pela geografia do local, devido ao morro e as vielas, é muito fácil do pessoal fugir e a polícia não conseguir alcançar. Então realmente é uma área que, comparativamente com outros locais, tem uma média maior de pequenos roubos e furtos – observa.

Por isso, desde o ano passado a Polícia Militar tem feito rondas nos momentos de maior fluxo de pessoas. E com a base elevada o trabalho dos policiais deve ser facilitado, já que o posicionamento e a visibilidade serão melhores.

–Também utilizamos o serviço de inteligência da PM para poder identificar os criminosos daquele local – comenta Frankenberger.

origem: http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2016/03/inseguranca-faz-univali-reforcar-monitoramento-e-iluminacao-no-campus-de-itajai-5114904.html


Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.