Covid-19: CoronaVac e Covishield são eficazes contra variante de Manaus

Listen to this article

Covid-19: CoronaVac e Covishield são eficazes contra variante de Manaus

Estudos preliminares confirmaram nesta segunda-feira (8) que ambas as vacinas contra Covid-19 administradas no Brasil — CoronaVac, da Sinovac, e Covishield, da AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford — são eficazes contra a variante brasileira P.1 do novo coronavírus. À Reuters, uma fonte ligada ao estudo confirmou que a pesquisa com a CoronaVac foi conduzida pelo Instituto Butantan.

De acordo com a fonte, o levantamento testou amostras de sangue retiradas de imunizados com CoronaVac contra a variante P.1. Os resultados apontam que a fórmula é eficaz contra a cepa, mas o estudo será ampliado para a obtenção de dados definitivos.

No fim de fevereiro, Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, já havia demonstrado otimismo em relação à eficácia da CoronaVac contra as variantes do novo coronavírus. Segundo ele, testes na China demonstraram boa eficácia do imunizante contra as variantes britânica (B.1.1.7) e sul-africana (B.1.351).

Já a Covishield teve a eficácia contra a variante brasileira P.1 comprovada por estudos preliminares da Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca. A informação foi confirmada por Maurício Zuma, que dirige a unidade produtora de imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mas os resultados só serão divulgados ao longo da semana.

Foto de dose da vacina Covishield, da Oxford/AstraZeneca, contra a Covid-19
Embora as eficácias encontradas da CoronaVac e da Covishield contra a variante brasileira P.1 ainda sejam dados preliminares, a notícia é bem-vinda diante do avanço caótico do novo coronavírus no Brasil. Isso porque a mutação originada no Amazonas aumenta a carga viral nos infectados em até 10 vezes — esse é um dos principais motivos para a cepa se espalhar com mais facilidade do que o novo coronavírus original.

Então, neutralizar essa variante é essencial para reduzir contágios e de mortes. Isso não significa, no entanto, que é possível eliminar as medidas de restrição e as ações preventivas.

origem: https://olhardigital.com.br/2021/03/08/medicina-e-saude/covid-19-coronavac-e-covishield-sao-eficazes-contra-variante-de-manaus/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.