CPTM inaugura rede gigabit Ethernet em novo centro operacional

Listen to this article

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) investiu R$ 50 milhões em um novo Centro de Controle Operacional (CCO) localizado no bairro do Brás, em São Paulo, inaugurado nesta semana, que centralizará as informações das quatro linhas metropolitanas.

Inicialmente, a unidade assumirá todo o tráfego das Linhas E (Luz–Estudantes) e F (Brás–Calmon Viana), que juntas transportam quase 500 mil usuários por dia.

“O sistema inaugura uma nova Ethernet para transmissão de dados e voz”, destacou o assessor da diretoria geral da CPTM, Nilton Roberto Herculin, durante o 7º Seminário Telecomunicações Empresariais, promovido pelas revistas TELETIME e TI INSIDE.

O sistema de banda larga, interligado por cabos de fibra óptica, tem capacidade para transferir informações de telecomunicações, sinalização, sonorização, rede informatizada e CFTV (Circuito Fechado de TV) a uma velocidade de 24 gigabits por segundo.

A CPTM também inaugurou recentemente quatro novas centrais telefônicas na Barra Funda, Luz, Brás e Tatuapé, que se interligam à nova rede gigabit Ethernet e funcionam independentemente da rede pública.

O sistema de vídeo instalado nas estações permite ao CCO a obtenção de imagens dos embarques para a tomada rápida de decisões sobre mudanças na circulação de trens. A empresa calcula o transporte de 3 milhões de usuários até 2015.

Fonte: http://www.tiinside.com.br/Filtro.asp?C=262&ID=68692

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.