Saiba como manter a casa segura sem gastar muito

Listen to this article

Manter a família e a casa segura é uma das grandes preocupações dos brasileiros. O índice de violência, especialmente em grandes cidades, continua assustando: em São Paulo, por exemplo, um lar é roubado por hora na capital do estado. E as cidades menores não ficam de fora e engrossam ainda mais as estatísticas negativas

Conheça equipamentos para deixar a casa segura com baixo investimento

A principal restrição das famílias na hora de investir em segurança é comprometer o orçamento com produtos caros ou então iniciar grandes obras de instalação. Para ajudar a deixar a casa segura sem gastar muito, separamos quatro equipamentos bastante funcionais e de fácil utilização: sensor de presença para iluminação, câmera Wi-Fi, fechadura digital e porteiro eletrônico. Conheça cada um deles:

Sensor de presença para iluminação

sensor de presença para iluminação é acionado automaticamente sempre que detecta movimentos dentro do seu alcance. Se houver pessoas, animais ou carros em movimento em um determinado espaço coberto por ele, a luz se acende; quando saem daquele local, apaga-se.

Ao ser colocado nas áreas externas, como varandas, jardins e na entrada da garagem, vai anunciar a presença de pessoas ou carros. As luzes acesas servirão como um alerta toda vez que alguém se aproximar e podem, inclusive, intimidar um possível invasor. Existem modelos de sensores de presençaque podem ser instalados como soquetes, da mesma forma que uma lâmpada é colocada.

Um ponto importante dos sensores de iluminação é a configuração do tempo que a lâmpada permanecerá acesa após o dispositivo detectar o último movimento (geralmente entre 10 segundos e 5 minutos). Assim, ele acenderá a luz e só a desligará quando passar o tempo ajustado e não for detectado mais nenhum movimento nesse intervalo.

Câmera Wi-Fi

As câmeras Wi-Fi têm instalação facilitada, não sendo necessário quebrar paredes e passar vários cabos, nem modificar a estrutura dos ambientes. Isso porque, para funcionar, elas precisam apenas de conexão à internet e uma tomada. Podem ser utilizadas em ambientes internos e externos: entrada principal, garagem, jardim, área de lazer, sala, cozinha, escritório etc.

Outra facilidade é ter acesso às câmeras via smartphone, receber notificações por movimento, visão noturna, zoom, imagens HD e a possibilidade de acompanhar na hora tudo o que estão captando.

Além da visualização de imagens em tempo real, as câmeras Wi-Fi também podem gravar imagens em full hd. Basta adicionar o cartão de memória específico para essa solução, e ter suas imagens arquivadas.

Fechadura Digital

fechadura digital proporciona maior praticidade e facilidade para entrar e sair de casa, pois dispensa totalmente o uso de chaves. Ou seja, você não corre o risco de alguém ‘arrombar’ a porta com uma chave-micha, como acontece nas fechaduras convencionais.

Isso porque, as fechaduras digitais possuem alta resistência quanto a impactos e funcionam através de senhas (teclado touch), chaveiros ativados por RFID (identificação por radiofrequência) ou biometria. São encontrados modelos de embutir e de sobrepor. Entre as funções das fechaduras digitais para deixar a casa segura podemos destacar:

  • Sensor de Fechamento Automático – realiza o travamento automático da porta, ideal para quem costuma esquecer a porta aberta ou, até mesmo, para aqueles que estão sempre com as mãos ocupadas;
  • Alarme Antiarrombamento – em casos de tentativas de arrombamento da porta ou cinco erros sucessivos da senha é acionado um alarme sonoro;
  • Função Não Perturbe – permite que o usuário desabilite a abertura da fechadura pelo lado de fora quando quiser mais privacidade, por exemplo.

Porteiro eletrônico

O portão externo também ganha proteção para manter a casa segura, sem deixar de lado a praticidade. A solução são os porteiros eletrônicos que permitem atender a porta sem sair de dentro de casa.

Neste sentido, a Intelbras inovou apresentando uma modalidade de telefone sem fio com a segurança e praticidade de um ramal externo. Ele funciona como um porteiro eletrônico: abrem portões, emitem avisos sonoros se o portão ficar aberto, e ainda possui a função Siga-me – quando algum visitante tocar o porteiro externo, a chamada poderá ser encaminhada para um número pré-programado, como o seu celular, assim você pode conversar e abrir o portão para o visitante de onde estiver.

Para a instalação (requer auxílio de um profissional especializado), não é preciso passar fios entre os ambientes externo e interno e é possível registrar até mais dispositivos sem fio, entre ramais internos e externos, no telefone base. Dessa forma, haverá ganhos de funções, como transferência de chamadas, comunicação interna, conferência a três e instalando mais ramais externos, ainda aumenta o número de portões que serão monitorados.

Origem: Intelbras

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.