Sistema de WiFi pode identificar pessoas através de paredes

Listen to this article

Se você nunca imaginou poder identificar quem está dentro de uma casa por meio de medições de energia, pode começar a pensar nisso como realidade porque é exatamente essa identificação de pessoas através de paredes que um novo sistema por meio de vídeo WiFi está fazendo.

O XModal-ID já foi testado pela equipe de desenvolvimento e poderá auxiliar em ações de vigilância e segurança. A pesquisadora Yasamin Mostofi explica que a abordagem proposta é de possibilitar determinar se uma pessoa por trás de uma parede é a mesma captada em uma filmagem e, para isso, utilizam apenas um par de transceptores WiFi. “Essa abordagem utiliza apenas medições de energia recebidas de um link WiFi”, diz.

Nos testes realizados, um transmissor e um receptor WiFi foram colocados atrás das paredes, fora de uma sala na qual havia uma pessoa andando. O transmissor enviou um sinal sem fio e o receptor mediu a potência. Na sequência, considerando as imagens de vídeo de uma pessoa de outro local e utilizando apenas as medições de energia recebidas pelo dispositivo sem fio, o receptor conseguiu determinar se a pessoa atrás da parede era a mesma vista nas imagens de vídeo. Esse sistema se baseou no trabalho anterior do Mostofi Lab, precursor na detecção de sinais de frequência de rádio, como o WiFi.

Embora pareça “simples”, Mostofi alerta que identificar uma pessoa através das paredes tendo como base vídeos de candidatos é “um problema consideravelmente desafiador”. “A maneira como cada um de nós se move é único. Mas como capturamos e comparamos adequadamente o conteúdo das informações dos sinais de vídeo e WiFi para determinar se eles pertencem à mesma pessoa? ”, indaga.

Metodologia e resultados promissores

Os pesquisadores então criaram uma metodologia. Chitra Karanam, estudante de doutorado que participa do projeto explica que a abordagem realizada é multidisciplinar. O grupo partiu de algumas imagens e utilizou um algoritmo de recuperação para extrair a malha 3D que descreve a superfície externa do corpo humano. A partir daí, utilizaram a aproximação de onda eletromagnética de Born para simular o sinal que seria gerado caso essa pessoa estivesse andando em uma área WiFi.

Na sequência, os pesquisadores utilizaram sua abordagem de processamento de frequência para extrair os principais recursos do sinal WiFi que foi medido atrás da parede e também do sinal simulado baseado no vídeo. O sistema faz a comparação para determinar se a pessoa na área de WiFi é a mesma do vídeo.

Os testes em laboratório obtiveram um resultado promissor: a precisão geral na identificação correta da pessoa atrás da parede foi de 84%. A metodologia proposta e os resultados experimentais serão apresentados na 25ª Conferência Internacional sobre Computação e Redes Móveis.

Origem: Tecmundo

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.