Prefeitura do Rio, Cisco, Embratel e Comitê Rio 2016 formam primeira turma do programa “Técnico Cidade Olímpica”

Listen to this article

Parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia capacita técnicos de redes nas comunidades do Rio

Mais de 200 jovens do Rio de Janeiro concluíram o programa “Técnico Cidade Olímpica”, iniciativa de capacitação de técnicos de redes desenvolvida pela Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT), em parceria com as empresas Cisco e Embratel e com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, por meio do Programa de Sustentabilidade “Abraça Capacitação”. Foram mais de 1.200 horas de aulas presenciais ministradas nas Naves do Conhecimento em um total de 76 turmas. A cerimônia de graduação foi realizada ontem (terça-feira), na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque de Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro. 

Com o objetivo de promover a inserção no mercado de trabalho na área de tecnologia e a geração de renda a jovens das comunidades cariocas, a expectativa é que os formandos estejam preparados para atuar com parceiros de tecnologia da Rio 2016 durante os Jogos, sendo absorvidos pelo mercado de trabalho.  As aulas foram ministradas nas oito Naves do Conhecimento instaladas nas zonas Norte e Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

O curso está ajudando ainda a aumentar a inserção de mulheres em um setor que tem uma presença majoritariamente masculina. A primeira fase de capacitação do programa contou com um total de 33 alunas aprovadas. A aluna Edna Felix sempre sonhou em trabalhar na área de TI e está muito empolgada com a conclusão do curso: “Sinto que finalmente conseguirei ingressar na área de TI e terei a chance de ter um emprego melhor para ajudar no sustento da minha família”. Já o estudante Alexandre Pinheiro está radiante com a chance de poder trabalhar como técnico de rede durante os Jogos: “Sou muito grato. Os professores foram ótimos. Esta iniciativa contribuiu muito para o meu crescimento profissional e pessoal e ainda tem a possibilidade de trabalhar em um evento com a grandiosidade dos Jogos Olímpicos”. 

A parceria entre a Prefeitura e a Cisco com o projeto Naves do Conhecimento também contemplou a criação de espaços multiuso, equipados com as mais modernas tecnologias de colaboração em 4 naves (Triagem, Madureira, Padre Miguel e Nova Brasília). Foram instaladas mais de 3 toneladas de equipamentos de infraestrutura de conectividade e soluções de colaboração da Cisco, capazes de revolucionar a forma como as pessoas recebem e compartilham conhecimento.

Outro fruto desta parceria foi a criação do maior laboratório do programa Cisco Networking Academy do Brasil na Nave do Conhecimento de Triagem, onde também foram formados os 12 novos instrutores Cisco no Rio. O objetivo é facilitar o acesso à informação e contribuir para a inclusão social de jovens de baixa renda por meio da conectividade e do uso de novas tecnologias. 

O objetivo desta parceria é concentrar esforços na construção de um legado social duradouro para o Rio de Janeiro. A Cisco é apoiadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e primeira parceira do Programa “Abraça Capacitação”, desenvolvido pelo Comitê Organizador Rio 2016 para incentivar o empreendedorismo social. “Tecnologia é uma área com várias possibilidades de desenvolvimento de carreira e profissionais deste setor estão sendo muito requisitados pelo mercado, principalmente com a chegada de um evento com a proporção dos Jogos. Queremos transformar a vida das pessoas e as cidades por onde passamos, compartilhando conhecimento e promovendo a inclusão por meio da tecnologia”, afirma Rodrigo Uchoa, diretor de novos negócios e coordenador do projeto Rio 2016 na Cisco.

“A parceria com a Cisco e o Rio 2016 permite que a cidade do Rio de Janeiro construa um legado social com a capacitação e qualificação de jovens para o mercado de TI, além de consolidar um caminho de legado tecnológico pela primeira vez nos jogos Olímpicos e Paralímpicos”, destaca Franklin Dias Coelho, secretário de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro.

“Temos uma importante missão de fazer com que os valores Olímpicos e as atitudes positivas transcendam os Jogos e sejam inspiração para o comportamento cotidiano das pessoas, das empresas e da sociedade. Por isso é importante contar com um parceiro como a Cisco nesta jornada e desenvolvimento de um legado social e transformador para o Rio”, diz Tânia Braga, gerente geral de Sustentabilidade do Rio 2016”.

A metodologia, ferramentas e conteúdos utilizados no “Técnicos Cidade Olímpica” são os mesmos do programa global Cisco Networking Academy, complementados por conteúdos desenvolvidos para capacitação de profissionais que atuarão no suporte às tecnologias de rede implementadas para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio. Esta formação também permitirá aos jovens entrar no mercado de TI, independentemente de serem contratados para trabalhar nos Jogos. O programa global Cisco Networking Academy conta com mais de um milhão de estudantes ativos em mais de 10 mil centros de treinamento no mundo. Motivada pelos Jogos Rio 2016, a Cisco está expandindo o programa no Rio de Janeiro e também em outras regiões do Brasil, onde atualmente já conta com mais de 300 academias. A meta é dobrar o número de estudantes, de 25 mil para 50 mil até 2017.

origem: /http://www.cisco.com.br


Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.