Certeza na captura de qualquer ocorrência

Listen to this article

Para visualizar todos os eventos independentemente da posição da câmera, Secretaria de Segurança do Mato Grosso usa sistema de videomonitoramento da Axis doado por associação de moradores

Missão

A cidade de Cuiabá tinha um sistema de videomonitoramento urbano limitado em termos quantitativos. Sua rede de 102 câmeras não era suficiente para cobrir todas as áreas desejadas, e às vezes alguns eventos deixavam de ser registrados porque, quando ocorria algo, as câmeras estavam voltadas para outra direção. Era evidente que a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Mato Grosso precisava aumentar o número de câmeras de Cuiabá e Várzea Grande integradas ao CIOSP, Centro Integrado de Operação de Segurança Pública, mas o governo do estado não contava com recursos para isso.

Solução

A Secretaria de Segurança Pública decidiu realizar um chamamento público com associações de bairro, de classe e comerciais, através de um edital que estabelecia diretrizes para a doação de câmeras em regiões não cobertas pelos 102 equipamentos do município

A Associação Alphaville Cuiabá disponibilizou três Câmeras de rede AXIS Q6044-E, todas elas integradas a câmeras AXIS Q6000-E, gerenciadas por software da fabricante Genetec. O projeto foi elaborado e executado pelo integrador Ausec, parceiro da Axis em Cuiabá, utilizado rádios da Witelcom.
Resultado
A parceria entre Alphaville Cuiabá e CIOSP permitiu uma redução importante no tempo do atendimento às ocorrências pelos agentes policiais, graças à facilidade em visualizar as ocorrências. Cuiabá se tornou uma das primeiras cidades brasileiras a experimentar as câmeras AXIS Q6000-E, monitorando todas as direções simultaneamente sem perder nenhum detalhe. Agora, a Secretaria de Segurança Pública planeja instalar a mesma tecnologia em outros pontos para dispor de imagens do entorno de forma contínua
“Com o sistema já operando e cumprindo sua função, vimos que os produtos Axis foram muito bem aceitos pelos profissionais do CIOSP e garantiram plena satisfação dos objetivos pretendidos no escopo do projeto.” 
Pioneirismo que compensa
Quando o edital foi lançado, a Associação Alphaville Cuiabá apresentou pronto interesse em colaborar, e entregou ao CIOSP tecnologia superior ao que estava sendo solicitado no edital.
“O projeto desde seu início era desafiador dado seu pioneirismo”, conta Sergio Lermen, Diretor de Segurança da Associação Alphaville Cuiabá. A solução AXIS Q6000-E, capaz de visualizar continuamente um cenário amplo independentemente do movimento da câmera PTZ, oferece quatro lentes de 2 megapixels cada.
Compatível com todas as câmeras PTZ AXIS Q60, a AXIS Q6000-E é utilizada em Cuiabá com as câmeras AXIS Q6044-E, garantindo a visualização de um ambiente amplo em 360º numa tela ao mesmo tempo em que a PTZzoom para buscar um detalhe em outra tela, de forma integrada. As imagens em alta definição permitem uma visualização detalhada e abrangente dos eventos em todas as direções, 24h por dia.
As câmeras estão dispostas de forma a monitorar uma área de grande circulação de veículos e pessoas, onde se encontra o condomínio, além de um Shopping Center e um estacionamento. As imagens são interligadas ao CIOSP, responsável por coordenar o atendimento integrado de ocorrências e facilitar o acesso da população aos serviços emergenciais. O CIOSP também agrupa a Central de Despacho de Viaturas e o Atendimento do Número Emergencial 190 e 193.
A câmeras estão interligadas através de fibra óptica até o rádio Ponto-a-Ponto (PTP), que envia as imagens criptografas para o CIOSP. Para implantar o link PTP entre a Associação e o CIOSP, utilizam-se os rádios da fabricante norueguesa Witelcom, parceira da Axis.
Apoio local para inovar Visando aumentar a área de monitoramento das forças de Segurança sem fazer uso de verbas públicas, o edital garantiu a união de interesse entre Poder Público e o setor privado. “Além de fortalecer o trabalho de prevenção e inteligência, as imagens possibilitam um trabalho proativo à Polícia Militar e permitem aos comerciantes
avisar sobre atitudes suspeitas e contar com resposta imediata, sem precisar esperar uma viatura ir ao local”,
exemplifica Wagner Figueiredo, Diretor da Ausec, integradora responsável.

O projeto foi facilitado pelo fato de a Segurança Pública do Estado de Mato Grosso e a própria Associação Alphaville serem clientes da Ausec desde 2006. Ambas já utilizavam câmeras de rede e codificadores de vídeo Axis.

“O que nos anima a trabalhar com a Axis é todo o suporte que recebemos através das áreas de Pré-Vendas e Engenharia, que nos acompanha e acredita em nossas ideias. Como somos um canal Axis, podemos sempre recorrer ao setor Comercial e de Engenharia da companhia, o que nos deixa seguros”, relata Figueiredo.

origem: http://www.axis.com/files/success_stories/ss_cit_alphaville_cuiaba_67499_br_1605_lo.pdf

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.