Curso de capacitação para educadores sobre o uso responsável da Internet recebe inscrições

Listen to this article

Com inscrições gratuitas e vagas limitadas, 3ª turma do Curso acontecerá no dia 24/8 em São Paulo

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e a SaferNet Brasil recebem inscrições para a 3ª turma do Curso de Capacitação para o Uso Consciente e Responsável da Internet. Professores, coordenadores e dirigentes escolares interessados em participar da atividade devem inscrever-se gratuitamente por meio do endereço: http://www.cursointernetcomresponsa.nic.br/. O curso acontecerá no dia 24 de agosto, em São Paulo e as vagas são limitadas. Ministrada por profissionais especializados da SaferNet Brasil e do NIC.br, cada edição do curso tem 8h de duração.

“É uma ação realizada em sintonia com os princípios do Decálogo do CGI.br e do Marco Civil da Internet, sem abordagens sensacionalistas, ou que desprezem as singularidades da dinâmica complexa da Internet”, destaca Kelli Angelini, gerente da assessoria Jurídica do NIC.br e uma das idealizadoras da iniciativa. Rodrigo Nejm, diretor de Educação da SaferNet Brasil e também um dos idealizadores do curso, reforça que “o Curso é uma oportunidade para que educadores da rede pública e privada de ensino reflitam sobre estratégias de orientação, prevenção, autocuidado e promoção da cidadania on-line“.

Temas como o cenário nacional de uso da Internet por crianças e adolescentes, os princípios para a governança e uso da Internet do CGI.br e do Marco Civil da Internet, cidadania e direitos humanos on-line compõem a programação do Curso, que oferece capacitação e subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que estimulem o uso seguro, consciente e responsável da Internet. A iniciativa aborda também recomendações para reduzir os riscos e proteger contas e dispositivos; exposição excessiva na Internet, liberdade de expressão e danos à imagem; cyberbullying, riscos com práticas de nudes/sexting e desafios violentos, além de fornecer orientações sobre como denunciar e acessar canais de ajuda para situações no âmbito escolar.

Workshop
A educação digital dos jovens também será pautada no 3º Workshop “Impactos da Exposição de Crianças e Adolescentes na Internet”, realizado pelo CGI.br e NIC.br, com correalização da SaferNet Brasil. Aberto à participação de todos os interessados, o encontro será no dia 7 de agosto, em São Paulo, e terá transmissão ao vivo por meio do canal do NIC.br no YouTube. A programação abordará questões como “educação para uso consciente e responsável da Internet na Base Nacional Comum Curricular” e “responsabilidades das famílias na educação digital: da superproteção à superexposição”. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Mais informações: http://workshopexposicaonainternet.nic.br/.

Guias Educativos

Comprometidos com a promoção do uso consciente e responsável da Internet, o CGI.br e NIC.br disponibilizam gratuitamente para download Guias educativos específicos para diferentes públicos: crianças; adolescentes; educadores, pais e responsáveis; e pessoas acima de 60 anos. Acesse: http://internetsegura.br/. A SaferNet Brasil também disponibiliza uma série de materiais sobre o assunto.

Anote na Agenda
Curso de Capacitação para o uso consciente e responsável da Internet

Data: 24 de agosto (sexta-feira), a partir das 8h30
Local: Edifício Bolsa de Imóveis
Av. das Nações Unidas, 11541, 6º andar, São Paulo, SP
Inscrições gratuitas: http://www.cursointernetcomresponsa.nic.br/
Vagas limitadas

Origem: nic,br

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.