Aparecida inaugura Centro de Inteligência Tecnológica com reconhecimento de face

Listen to this article

A ideia de Aparecida inaugurar Centro de Inteligência Tecnológica com reconhecimento de face, é criar uma cidade inteligente e alcançar queda de pelo menos de 30% na criminalidade

A inauguração dos Centro de Inteligência Tecnológica de Aparecida de Goiânia pelo prefeito Gustavo Mendanha (MDB) nesta quinta-feira, 13, desenha um projeto de Cidade Inteligente que começa a ser aplicado. O local possui duas salas de videomonitoramento e um datacenter.

Com isso, a prefeitura de Aparecida de Goiânia pode monitorar praticamente a cidade toda. Serão instaladas 650 câmeras externas pelas ruas e outras 2 mil em escolas do município. Assim, equipes da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros poderão agir utilizando o sistema de Inteligência.

O sistema de inteligência está preparado para identificar qualquer acontecimento fora do padrão. Seja ele um foco de incêndio, um objeto largado ou identificação de placa e modelo de carro roubado ou furtado.
Com o sistema, será possível ainda a identificação de face, inclusive se algum suspeito estiver usando máscara.

O prefeito Gustavo Mendanha salienta que é um passo para pensar a cidade inteligente. “Com apenas 50 câmeras conseguimos diminuir em torno de 30% a criminalidade no município. Com as 650 esperamos muito mais.

“Podemos otimizar os recursos. A partir de agora cada avenida, as porta das escolas serão monitoradas. Seremos capazes de dar uma resposta muito mais rápida. Desde o início estávamos trabalhando e estruturando para chegar até aqui”, diz Mendanha.

De acordo com o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha, o sistema terá a função de monitorar toda a cidade, inclusive com a integração de 230 prédios da prefeitura.

“O sistema computacional não dorme, nem tira folga. Mas teremos diuturnamente, em cada sala, 30 pessoas. Com isso, podemos tornar Aparecida mais inteligente. Um exemplo é poder colocar as forças de segurança em locais estratégicos, em vez de perambular em busca de uma ocorrência”, afirma.

origem: Jornal Opção

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.