São Sebastião reduz todos os índices de violência em três anos

Listen to this article

O município de São Sebastião reduziu todos os índices de violência nos últimos três anos. É o que comprova o balanço sobre evolução de ocorrências divulgado pelo CPI-1 da Polícia Militar.

Entre 2005 e 2007 houve queda acentuada nos mais diversos casos. O número de homicídios, por exemplo, despencou de 31 registros em 2005 para 26 em 2006 e 18 no ano passado, ou seja, queda de 41,94%. Os casos de furtos caíram em 17,46%.

Já o número de roubos atingiu a redução de 45,91%, enquanto furto de veículos teve queda de 15,74% e roubo de veículos apontou a maior redução com 66,67%.

O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, atribui os índices ao compromisso da administração municipal com a segurança pública e o trabalho das forças policiais. “Tivemos queda acentuada em todos os índices de violência. Nos congratulamos com as polícias e reiteramos nosso compromisso de investir em segurança. Criamos o Sistema Integrado de Monitoramento, que hoje já conta com 33 câmeras e irá expandir este ano; reforçamos o suporte às forças policiais e continuamos na luta para que o Estado invista nas polícias; além disso, a Prefeitura faz investimentos maciços em iluminação pública em todos os bairros, leva infra-estrutura urbana como calçamento de ruas, o que facilita as rondas policiais, e desenvolve uma série de projetos sociais voltados a crianças e jovens. Iniciamos também o processo de regularização fundiária nos núcleos congelado, dando tranqüilidade da moradia e a possibilidade de investimentos nestas áreas”, destacou o prefeito Dr. Juan Garcia.

O Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) da Prefeitura de São Sebastião abrange desde o Varadouro até o Canto do Mar, isto é, engloba da região central à Costa Norte. A proposta é expandir este ano para os bairros da Costa Sul. Para isso, primeiramente, a Prefeitura implantará as antenas de transmissão de dados que as imagens possam chegar à central de operações.

Outra novidade para 2008 será o início das atividades da Guarda Civil Municipal, um antigo sonho da comunidade. Atualmente, os agentes passam por treinamento teórico e prático, como o apoio dado à Polícia Militar na Operação Carnaval. A previsão é que até abril os 65 agentes da GCM de São Sebastião já estejam nas ruas.

A Prefeitura também nunca investiu tanto em iluminação pública. Desde 2005 foram instaladas 666 luminárias ao logo do município. O investimento nos últimos três anos foi de R$ 380.262,25. Somente em Maresias, no ano passado foram 104 luminárias, de um total de 497 na cidade. Esse volume é três vezes superior às 156 luminárias colocadas em 2006. Este ano, o município também já levou a instalação de 25 luminárias ao Núcleo Congelado Recanto dos Atobás, no bairro Canto do Mar, na Costa Norte. Desta vez, os beneficiados foram os moradores das ruas Érico Veríssimo, A, B e C. Atualmente encontra-se em andamento a instalação de postes e luminárias no alto do Itatinga, na região da Topolândia.

Outro investimento que reflete na segurança pública é a infra-estrutura urbana, como por exemplo, a pavimentação de ruas. Depois de ter lançado oficialmente o pacote de pavimentação e drenagem da Costa Norte, com investimento de R$ 8 milhões em 14 ruas e um canal, a Prefeitura de São Sebastião realizou no final do ano passado a licitação para calçamento de ruas na Costa Sul. Ao todo, 19 ruas dos bairros de Barequeçaba, Maresias, Cambury e Barra do Una serão beneficiadas nesta etapa. Com isso, a Prefeitura atingirá em pouco mais de três anos quase 200 mil m² de pavimentação, o que significa melhorias na maioria dos bairros da cidade.

Origem: http://www.clicklitoral.com.br/06957.html

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.