Paraguai instala sistema de monitoramento na fronteira após número de execuções dobrar

Listen to this article

Esse ano, 61 pessoas foram executadas na região de fronteira com o Paraguai, em Mato Grosso do Sul. O número é mais do que o dobro do registrado no ano anterior, com 30 mortes e reflete a disputa pelo tráfico de drogas.

O Governo do Paraguai inaugurou nesta quarta-feira (4) um sistema de monitoramento com 96 câmeras em Pedro Juan Caballero, cidade na fronteira com o Brasil, em Mato Grosso do Sul. As câmeras foram colocadas em pontos estratégicos da cidade e 20 delas tem a tecnologia de reconhecimento facial ou de placas de veículos.

As imagens são vistas em tempo real por policiais em um centro de monitoramento. De acordo o Ministério do Interior, os equipamentos foram colocados após a assinatura de um acordo de cooperação entre Paraguai e o governo de Taiwan.

Ainda segundo o ministério, os equipamentos buscam identificar autores de crimes. Esse ano, 61 pessoas foram executadas na região de fronteira com o Paraguai, o número é mais do que o dobro do registrado no ano anterior, com 30 mortes.

Os assassinatos na fronteira tem carateristas semelhantes, geralmente são executados por homens fortemente armados que utilizam pistolas automáticas e até fuzis. As vítimas são surpreendidas em comércios da cidade ou quando estão dirigindo. As ações são rápidas e os autores dificilmente são identificados.

Segundo o promotor do Ministério Público do Paraguai, brasileiros também estariam envolvidos na disputa pelo domínio do tráfico na região, e são maioria entre as mortes registradas:

“Estamos vendo muitos cidadãos brasileiros que vivem aqui e que estão ligados a este tipo de crime e terminam sendo executados ou cometendo homicídios ou refugiando aqui em Pedro Juan ou Ponta Porã, comentou o promotor Armando Cantero Fassino.

Origem: G1

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.