Uso de radares para monitoramento inteligente amplia a segurança no campo e nas cidades

Listen to this article

Investir em segurança patrimonial é cada vez mais importante e crucial para as empresas e organizações. Seja para evitar situações indesejadas, aumentar a segurança ou para realizar o monitoramento de uma área específica, existem diversas soluções tecnológicas que atuam realizando esse tipo de trabalho – com funcionalidades que atendem tanto no campo quanto nas cidades.

O aquecimento do setor é visto nos dados de mercado apresentados nos últimos anos. Segundo a ABESE – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança – o setor de segurança eletrônica faturou R$ 9,24 bilhões em 2021, crescimento de 14% em comparação com o ano anterior. Os números refletem o aumento da adesão e vendas de soluções inteligentes durante a pandemia, período em que muitos projetos e produtos foram desenvolvidos e lançados.

Uma dessas soluções é o aparelho de radiodetecção, também conhecido como radar perimetral. Esse equipamento, já conhecido e utilizado por diversos setores e em várias funcionalidades, passou a ser integrado a outros itens que compõem um sistema de monitoramento inteligente, como câmeras speed domes para monitoramento em grandes áreas e que exige imagens de alta qualidade, bem como softwares de segurança eletrônica.

O radar funciona fazendo a varredura por meio das ondas de rádio direcionadas. Todo radar possui uma antena transmissora receptora de sinais de alta frequência, a transmissão ocorre por meio de sinais eletromagnéticos de alta frequência. Assim, esse pulso ao se propagar se alarga e atinge o alvo monitorado; quando isso acontece, o sinal é refletido e a antena atua como uma receptora do sinal.

Com a velocidade de propagação do sinal e o tempo gasto para retornar, é possível analisar com precisão a localização do objeto — e com o uso de inteligência artificial, o equipamento consegue analisar a massa para identificar se é uma pessoa ou um veículo.

Integrando tecnologias e aprimorando o monitoramento

É possível conectar os aparelhos de radiodetecção a outros equipamentos que melhoram sua utilização – afinal, sem elas esse dispositivo detecta movimentos, mas não realiza um monitoramento ativo.

Por isso é interessante contar também com um software de segurança eletrônica, que faz o gerenciamento dos equipamentos de segurança eletrônica, sendo possível conectar com bases de dados para oferecer o videomonitoramento mais completo e seguro possível.

Além disso, outra solução promissora para esse tipo de equipamento — que pode servir tanto para suporte na área rural, como em áreas urbanas – é integrar o radar a um gerador de energia solar off grid, que vai garantir seu funcionamento, mesmo em regiões com eletricidade precária, ou, em caso extremo, de uma tentativa de sabotagem para algum fim escuso.

É evidente que existem muitas possibilidades para utilizar os radares, ficando a cargo da empresa, organização ou governo, pensar na melhor estratégia para utilizar a solução. Saber que existe a capacidade de integrar e conectar a outras soluções traz vantagens ainda maiores para o projeto em questão – e fica a possibilidade de novas soluções serem disponibilizadas, que vão fortalecer e melhorar os recursos de videomonitoramento.

Por Christian Lemos Botelho- Analista de produtos e negócios da unidade de Segurança eletrônica da Intelbras

origem: Uso de radares para monitoramento inteligente amplia a segurança no campo e nas cidades | Revista Segurança Eletrônica (revistasegurancaeletronica.com.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.