Anatel exige migração para IPv6 em 2015

Listen to this article

Com o claro intuito de acelerar a migração para o IPv6 nas redes brasileiras, a Anatel começou a definir um calendário para a homologação de equipamentos que contemplem o novo protocolo de endereçamento na Internet.

A primeira fase começa já em janeiro do próximo ano, para o Serviço de Acesso Condicionado. Na sequência, o Serviço Móvel Pessoal. Nas redes fixas suportadas pelo STFC, o calendário ainda está em discussão.

“A Anatel, usando a prerrogativa de regular a entrada de equipamentos de rede e vendo que tem uma necessidade enorme de incentivar o IPv6, dado o exaurimento do IPv4, só vai aceitar certificar equipamentos aptos a trabalhar com o IPv6”, explica o superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação, Marconi Maya, durante a sua participação no Futurecom 2014, realizado de 13 a 16 de outubro, em São Paulo.

Embora o Comitê Gestor da Internet tenha capacitado mais de 3 mil técnicos no país desde 2009 – garantindo o conhecimento necessário aos administradores de sistemas autônomos, como as operadoras de telecom – até aqui foi pequeno o avanço real na preparação da infraestrutura.

Como os apelos não tiveram o efeito desejado, costurou-se a intervenção da Anatel que, após uma consulta pública publicou, em setembro, um ato que inclui nos requisitos técnicos para certificação de equipamentos “suporte ao protocolo IPv6 nos produtos para telecomunicações com interface DOCSIS e função de roteamento e para produtos com interfaces para as redes móveis”.

“Primeiro, a rede de cabo, com DOCSIS, que tem mais facilidade de entrar, vai passar a certificar equipamentos em janeiro. Para a rede móvel, a gente vai certificar os terminais também a partir de junho”, diz Maya. “Nas redes maiores, que tem as maiores dificuldades, até por estar em estágios diferentes, estamos conversando para fazer uma programação e em breve vamos definir.”

Assistam a entrevista do superintendente da Anatel à CDTV, do portal Convergência Digital.

Origem: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=38163&sid=11#.VEb7jxbuq9p

 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.