Balanço Automático de Branco

« Back to Glossary Index

O Balanço Automático de Branco ou Automatic White Balance (AWB) é um recurso que permite ajustar as referências da cor branca em câmeras de CFTV. Atua na temperatura de cor na imagem produzida pela câmera.

A temperatura de está diretamente relacionada ao ambiente e influencia nas cores da imagem produzida pela câmera. O recurso AWB permite ajustar automaticamente o balanço de branco em resposta as variações das condições de iluminação no ambiente para reproduzir cores mais precisas sem os efeitos das distorções causadas por diferentes tipos de fontes de iluminação, como por exemplo lâmpadas LED, incandescentes, fluorescentes and vapores metálicos).

Com esta função a câmera monitora constantemente a iluminação e ajusta os nível das cores para mante-lo constante nas áreas brancas da imagem, produzindo uma cor mais próxima do branco real.

 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.