Depósitos de armas da PM serão monitorados por câmeras

Listen to this article

Medida, decretada pelo governador, foi publicada um mês após sumiço de pistolas do QG

Os depósitos de armamentos do estado deverão ser monitorados por câmeras em alta definição 24 horas por dia. A norma foi determinada por decreto publicado, nesta sexta-feira, pelo governador em exercício Francisco Dornelles. A medida é um dos compromissos firmados com a CPI das Armas da Assembleia Legislativa (Alerj), que investiga o desvio de material das forças de segurança do estado.

Em outubro, O GLOBO revelou que cerca de 50 policiais militares, entre oficiais e praças, são alvo de uma investigação por suspeita de integrarem uma quadrilha que desviou, nos últimos quatro anos, aproximadamente 450 armas de dezenas de unidades da PM. Parte do armamento — fuzis, pistolas e revólveres — foi parar nas mãos de traficantes.

De acordo com os documentos da comissão, há suspeita de desvio de armas de Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), de unidades especiais, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), dos 39 batalhões do estado e até de uma Companhia Independente da PM, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras.

O presidente da CPI, Carlos Minc, afirma que a medida veio em boa hora, já que, no mês passado, 35 pistolas foram desviadas do QG da PM, no Centro.

— As câmeras são importantes para evitar esses roubos de armas, que têm sido uma prática reincidente. Nesse caso do desvio do QG, a corregedoria me respondeu em ofício que nem lá havia câmera. Então, imagina como fica a situação nos outros depósitos? — afirma o deputado.

O ato do governador determina o monitoramento nas áreas externas e internas dos depósitos para custódia de armas e munição das unidades da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). O texto ainda determina que as imagens sejam salvas em local seguro e preservadas pelo período mínimo de 12 meses.

As câmeras serão dotadas de infravermelho e terão alcance mínimo de 30 metros.

De acordo com a publicação, as despesas para aquisição dos equipamentos serão custeadas pelo orçamento da Seap e da secretaria estadual de Segurança. 

origem: http://oglobo.globo.com/rio/depositos-de-armas-da-pm-serao-monitorados-por-cameras-19624407

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.