Imagens de câmera de monitoramento podem ajudar polícia a identificar quem despejou óleo em área rural de Suzano

Listen to this article

Substância que aparenta ser óleo de motor foi despejada no local no domingo, e até o início da tarde desta quinta-feira a Prefeitura de Suzano e Cetesb ainda não tinham vistoriado a área.

Imagens da câmera de monitoramento de uma casa podem ajudar a Polícia Ambiental na identificação de quem derramou uma substância parecida com óleo em uma estrada rural do Vila Cabreba, em Suzano.

A mancha escura se estende por cerca de 30 metros até encontrar o tambor. Pela quantidade de material ao redor e o que sobrou na parte interna do tambor, é possível afirmar que foi dele que saiu o produto.

A área fica na zona rural de Suzano e faz parte da chácara de um morador. Ele não quis se identificar, mas enviou a denúncia por meio do WhatsApp da TV Diário depois que ficou revoltado com o que encontrou na porta de casa. Pelas características e cheiro do produto, tudo indica que seja óleo de motor.

“Uma surpresa muito desagradável por sinal. Um lixo tóxico que contamina o meio ambiente. A 50 metros dá para sentir o cheiro”, diz o morador.

Imagens da câmera de segurança de um vizinho registraram uma ação suspeita no final de semana. No domingo, por volta das 9h18, uma caminhonete prata carregada com tambores e suja nas laterais passa pelo bairro. Mais de uma hora depois o mesmo veículo é flagrado de novo nas imagens e com as laterais mais sujas.

Já fotos de uma rua a cerca de 3 km da chácara do morador, bem no Centro de Suzano, mostram o mesmo carro às 9h08 do domingo com tambores e manchas pretas nas laterais. Nessa região, o morador também fotografou no chão o produto parecido com o que foi descartado em frente à casa dele.

“Inclusive tem imagem da caminhonete na frente da retífica, tem imagens dela no lava-rápido, depois que foi feito esse descarte aqui, entendeu. E tem algumas imagens, tem evidências que foi essa caminhonete”, diz o morador.

Na estrada, o descarte irregular de entulho está em vários pontos, inclusive com o óleo também. Os moradores dizem que a mesma caminhonete que possivelmente despejou o óleo na chácara passou em outro ponto despejando o líquido. Eles afirmam que a falta de chuva contribuiu para que o óleo não chegasse a uma nascente a poucos metros de onde o óleo foi despejado.

O descarte ocorreu no domingo (20) e, na segunda-feira (21), o morador procurou a Cetesb. Já na terça-feira (22), ele foi atrás da Prefeitura ninguém tinha ido ao local até a manhã desta quinta (24).

A Cetesb informou que, consultado o banco de dados da Agência Ambiental de Mogi das Cruzes, não foi localizado qualquer registro da ocorrência de descarte de óleo.

“No entanto, ressaltamos a necessidade de informações mais detalhadas a respeito da área, localização, assim como a identificação do reclamante/denunciante, para um atendimento mais pontual. Em casos como este, a Prefeitura deve ser acionada, prioritariamente”, trouxe a nota da companhia.

A Prefeitura informou que, depois da denúncia feita à Controladoria Geral do Município, a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou nesta quinta-feira (24) uma vistoria no local e levou as informações à polícia.

globoplay.globo.com/v/8030996/

Origem: G1

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.