Windows 10 agora impede que malwares alterem o sistema por padrão

Listen to this article

Recurso de Proteção contra Adulterações agora deve ser ativado em PCs como padrão, impedindo modificações não desejadas nas configurações de segurança

Microsoft finalmente implementou como um padrão um recurso importantíssimo de segurança que havia sido introduzido na última grande atualização do Windows 10, lançada em maio deste ano. A novidade impede que configurações de segurança sejam alteradas por qualquer tipo de ação que não seja de explícito interesse do usuário.

Com isso, a única forma de fazer mudanças nas configurações de segurança do Windows 10 é pelo painel de configurações do Windows 10, ou então, em máquinas corporativas, por meio de softwares de gerenciamento, como o Intune da Microsoft. Não será possível fazer qualquer alteração por outros softwares, linhas de comando, mudanças de registro ou políticas de grupo.

A alteração é importante porque impede que um malware que venha a se infiltrar em um computador possa fazer um estrago maior, fazendo com que o Windows e o Windows Defender não possam reagir adequadamente à ameaça.

A Microsoft afirma ao site Bleeping Computer, que a nova proteção deve ser disponibilizada aos poucos para todos os usuários do Windows 10, mas o processo de distribuição pode levar alguns dias.

Como dito, a ferramenta já estava disponível desde a atualização de maio de 2019, e agora será apenas ativada como padrão. Quem não quiser esperar pelo processo de ativação automática e quiser ativar a função agora mesmo pode seguir os passos abaixo:

  1. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite “Segurança do Windows” e selecione “Segurança do Windows” na lista de resultados.
  2. Em “Segurança do Windows”, selecione “Proteção contra vírus e ameaças” e, em “Configurações da Proteção” contra vírus e ameaças, selecione “Gerenciar configurações”.
  3. Altere a configuração da “Proteção contra adulterações” para “Ativado.

Origem: Olhar Digital

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.