Três bilhões de pessoas terão celular em 2007

Listen to this article

O número de usuários de telefones celulares deve chegar a 3 bilhões em 2007 – quase metade da população mundial – segundo previsão da empresa de pesquisas Informa Telecoms and Media. Dados da empresa mostram que, no final de 2006, aproximadamente 2,7 bilhões de pessoas já dispunham de um celular.

“A força da comunicação móvel continua aumentando cada vez mais”, afirmou Mark Newman, diretor de pesquisas da Informa. “Como usuários, estamos cada vez mais dependentes desses aparelhos.”Conforme esta dependência aumenta, também cresce a sede por novos aparelhos.

Em 2006, quase 950 milhões de unidades foram vendidas em todo o mundo. Em 2007, as vendas devem ultrapassar a marca do 1 bilhão. A maior demanda vem de mercados em expansão, como a Índia, a China e os países da África e da América Latina.

Novos recursos
Enquanto isso, em mercados mais estabelecidos, o consumidor exige cada vez mais recursos de seus aparelhos. Na Europa, nenhum telefone celular está completo se não tiver um tocador de MP3, uma câmera fotográfica de alta resolução e uma oferta de videogames sofisticados.

“Ao longo de 2007, vamos ver a primeira grande convergência de recursos”, disse Joe Bennett, diretor de vendas da Unique Distribution, uma das maiores distribuidoras de celulares da Grã-Bretanha.

Até hoje, os usuários estavam habituados a ceder em algum ponto, como na capacidade de memória, por exemplo. “Mas neste ano isso vai mudar, e o usuário terá a possibilidade de combinar mais recursos no modelo que quiser”, explicou Bennett.

Navegação
O Ano Novo também vai abrir o leque de serviços oferecidos aos clientes. Assistir televisão pelo celular será uma das alternativas, apontada para ser uma mais populares. Mas alguns especialistas apostam suas fichas na navegação pessoal integrada por satélite. “Tarefas como encontrar um restaurante usando o serviço de navegação do celular vão começar a virar norma em 2007”, diz Bennett.

Outra novidade deve ser o uso da tecnologia VoIP (sigla para Voice over IP, ou “Voz sobre Protocolo Internet”), através da qual podem ser utilizados serviços como o Skype e o Barablu, de chamadas gratuitas ou mais baratas.
A indústria da tecnologia também aguarda com ansiedade a confirmação da notícia de que a gigante Apple estaria preparando o lançamento de um modelo de telefone celular, combinando esses recursos com o popular iPod. A empresa de Steve Jobs, no entanto, não confirmou nem desmentiu os rumores.

Segurança
Mas 2007 também traz más notícias para os usuários de celular. O principal deles será a vulnerabilidade. A empresa de segurança tecnológica McAfee prevê que 2007 pode ser o ano dos softwares infectados específicos para telefones.

“Nos últimos anos temos visto algumas centenas de trechos de códigos nocivos escritos para celulares”, disse Greg Day, analista de segurança da McAfee. Entre as ameaças estão vírus que mandam mensagens de SMS indesejadas e “espiões” que monitoram chamadas.

Alguns chegam até a controlar um celular remotamente, permitindo ligar o microfone ou a câmera sem que o usuário se dê conta. Apesar de “ataques” como esses serem raros, analistas como Day acreditam que a ameaça está aumentando. “É como construir uma ponte. As bases estão sendo instaladas, e daqui a pouco, criminosos vão perceber esta nova maneira de conseguir fazer dinheiro”, disse Day.

A boa notícia é que as empresas de segurança estão de olho nessas possíveis violações. “O risco também pode diminuir quando as pessoas começarem a encarar o celular não mais como um aparelho para bater papo, e sim como um pequeno computador”, afirmou Day.

Fonte:http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2694691&sub=BBC

Rozimar
Editora de Notícias

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
rozi@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.