SuperVia terá mil câmeras até 2016 e usuário vai monitorar trem em tempo real

Listen to this article

Funcionários do Centro de Controle Operacional (CCO) fazem do sistema ferroviário um verdadeiro Big Brother

Eles passam o dia inteiro de olho nos trens. Pela lente de 623 câmeras, espalhadas em 27 estações, funcionários do Centro de Controle Operacional (CCO) da SuperVia fazem do sistema ferroviário um verdadeiro Big Brother. Por meio de dezenas de telões de LED, os operadores monitoram cada detalhe do transporte, mas também flagram situações inusitadas, como passageiros que tentam embarcar sem pagar passagem.

A última reportagem da série ‘O Rio nos trilhos’ vai adiantar ainda o futuro do CCO, que até 2016, contará com mil câmeras de monitoramento. Antes da construção do ‘cérebro da SuperVia’, como o Centro de Controle Operacional é apelidado, o circuito de monitoramento contava com apenas 200 câmeras. Nos últimos três anos, a concessionária triplicou a quantidade de máquinas, com tecnologia de transmissão em tempo real. A Central do Brasil é a estação mais vigiada, com 37 câmeras. Duas delas, posicionadas no alto da gare, têm zoom de até 30 vezes, o que permite visualizar detalhes.

“Nosso sistema de monitoramento garante, sobretudo, a segurança dos passageiros. Se houver um episódio de furto na Central, por exemplo, conseguimos identificar o rosto da pessoa e mandar direto para a polícia”, explica João Gouveia, diretor de operações da SuperVia e comandante do CCO.

Outras 26 estações são supervisionadas por câmeras. As principais são: São Cristóvão, Engenho de Dentro, Madureira, Campo Grande, Nilópolis, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Até 2016, R$ 12,5 milhões serão investidos na segunda fase de monitoramento do sistema ferroviário. A meta é que, em dois anos, mais 377 câmeras sejam instaladas em 12 estações. O projeto também prevê a modernização do circuito antigo.

origem: http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-08-27/supervia-tera-mil-cameras-ate-2016-e-usuario-vai-monitorar-trem-em-tempo-real.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.